Geral

Entra em vigor a nova definição mundial do quilograma

Novo sistema de medidas não é padronizado por objeto físico

Compartilhe:
20/05/2019 - 08h31min AFP Corrigir

A nova definição mundial do quilograma, que não depende mais de nenhum objeto físico, entrou em vigor nesta segunda-feira (20), o que significa o adeus oficial ao "Grande K". O novo sistema de medidas foi decidido em novembro em Versalhes, perto de Paris, pela Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), um organismo criado no fim do século XIX e que se reúne a cada quatro ou seis anos.

Os representantes de 60 países tomaram uma decisão histórica a favor de uma nova definição do Sistema Internacional de Unidades (SI), o que implica modificar a definição mundial do quilograma, assim como do ampere, do kelvin e do mol.

A definição do quilo dependia até agora do cilindro metálico denominado "Grande K", cujo original é conservado desde 1889 no Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM, na sigla em francês) em Sevres, ao oeste de Paris. Os cientistas constataram que a massa deste protótipo internacional havia registrado variação, de forma muito leve, na comparação com outras seis cópias produzidas no fim do século XIX do mesmo cilindro, composto de platina e irídio.

A variação de peso do "Grande K" seria insignificante para a maioria das pessoas, mas representaria um problema para a ciência e a indústria, imersas na era do incrivelmente minúsculo, sobretudo graças ao desenvolvimento da tecnologia quântica. O quilograma derivará a partir desta segunda-feira da constante de Planck (h), uma constante fundamental da física quântica.

O kelvin, medido até agora através da água, será definido pela constante de Boltzmann (k), uma unidade relacionada com a agitação térmica das partículas de um corpo. O ampere será medido a partir da carga elementar (e), a carga elétrica de um próton, e o mol, uma unidade utilizada sobretudo na química, dependerá diretamente da constante de Avogadro (NA).

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉ
CÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNET