Geral

Sala de Situação aponta para riscos de temporais isolados no RS nos próximos dias

Previsão é da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema)
20/05/2019 - 21h29min Catarina Gomes/Ascom Sema Corrigir

O aviso hidrometeorológico emitido pela Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) na tarde desta segunda-feira (20) chama a atenção para o risco de temporais isolados no Rio Grande do Sul.

O boletim destaca que a passagem de uma frente fria associada a um centro de baixa pressão que gira dentro do continente pode provocar ventania e chuvas fortes no Estado.

Na noite desta segunda (20) e na madrugada da terça-feira (21), espera-se o avanço de áreas de instabilidade da fronteira com o Uruguai para oeste, campanha, noroeste, parte do centro e no sul.

Até o período da manhã de terça-feira (21), a chuva deve chegar ao leste e norte. Em alguns pontos pode haver chuva e fortes rajadas.

Ao longo do dia, chove pouco, mas o vento sopra forte, sobretudo no litoral com o ingresso do ar frio e da baixa pressão atmosférica.

A chuva, em termos de volume, deve ser mais forte a partir de quinta-feira (23), mas o estado é de atenção até quarta-feira (22), especialmente diante da possibilidade de ventanias.

Condições hidrológicas

A condição hidrológica atual é de níveis dos rios em declínio ou estáveis nos pontos monitorados. Em razão dos volumes ocorridos no Estado nos últimos 15 dias, as cotas medidas no baixo Uruguai e baixo Jacuí ainda estão elevadas, embora em declínio.

Em função da previsão de chuva, a expectativa é que haja resposta hidrológica a partir da metade da semana com destaque para as bacias do Caí, Camaquã e Baixo Jacuí, além de potencial para danos em escala de sub-bacia.

Os meteorologistas  indicam, no momento, condição hidrológica de atenção em função dos pontos com cotas elevadas (baixo Jacuí e baixo Uruguai) e para as demais bacias do Estado em função de possível resposta em razão de volumes localizados.

MAIS NOTÍCIAS

ELETRO CLIC
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ECONÔMICA MÓVEIS E ELETRO
RÁDIO SÃO JOSÉ
Studio Master
SPEED CAR
MIX BEBIDAS
CIPEX IDIOMAS
FUNERÁRIA JARDIM
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
SERVI
ROGÉRIO CALÇADOS
PEGLOW
JOMAR GÁS
FESTA DE SÃO JOÃO
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +