Esportes

CBF retira os três pontos do Palmeiras na partida contra o Botafogo

Entidade atendeu determinação do STJD para que não homologasse resultado até julgamento do caso

Compartilhe:
29/05/2019 - 23h55min Corrigir

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acatou a determinação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), suspendendo de forma temporária, a partida entre Palmeiras e Botafogo, realizada no último domingo e válida pela sexta rodada do Brasileirão.

Em razão disso, a CBF atualizou a tabela de classificação retirando os três pontos da equipe paulista. O time treinado por Luiz Felipe Scolari permanece na liderança: 13 pontos e cinco jogos disputados, uma partida a menos que as outras equipes, excetuando-se o Botafogo. Em razão da suspensão do jogo, a diferença do Palmeiras para o segundo colocado - Atlético-MG - caiu de quatro para um ponto. A tabela do campeonato foi alterada às 12h47min desta quarta, conforme consta no site da entidade.

Na noite dessa terça o STJD confirmou o acolhimento do pedido do Botafogo, referente ao pedido de impugnação da partida contra o Palmeiras. O presidente do STJD, Paulo César Salomão Filho, despachou sobre o pedido do clube carioca. Ele recebeu a impugnação e comunicou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que não homologue o resultado da partida contra o Palmeiras.

Salomão Filho determinou a intimação do Palmeiras, para que o clube paulista se manifeste no prazo de até dois dias úteis e que, após isso, seja aberto prazo para manifestação na Procuradoria da Justiça Desportiva. O processo deve ser julgado na próxima sessão do Pleno a ser agendada.

Pedido foi protocolado por conta de decisão do VAR

O Botafogo entrou no STJD na última segunda-feira com um pedido para anular o resultado do jogo contra o Palmeiras. O órgão, então, pediu à CBF no dia seguinte para não homologar o resultado da partida e intimou o clube paulista para se manifestar sobre o caso no prazo de até dois dias. O time carioca reclama que o juiz paranaense Paulo Roberto Alves Junior não poderia ter usado o árbitro de vídeo (VAR) no lance de pênalti que originou o gol da vitória do Palmeiras por 1 a 0. A queixa do clube não é pela marcação, mas sim por entender que a partida já havia sido reiniciada quando foi interrompida para a revisão da jogada.

O procedimento é irregular, segundo a cartilha de VAR escrita pela Fifa. No despacho, o presidente do STJD afirmou que o pedido do Botafogo foi encaminhado no prazo e que o tema cumpre os requisitos para ser analisado. "Recebo a presente impugnação e determino que se dê imediato conhecimento da instauração do processo ao Presidente da Confederação Brasileira de Futebol, para que não homologue o resultado da partida", escreveu Salomão Filho.

O presidente determina que o caso seja julgado com "prioridade" na próxima sessão do Pleno do STJD, em junho. Depois da primeira manifestação do Palmeiras sobre o caso, o próximo passo será abrir um prazo para outra manifestação, desta vez da Procuradoria da Justiça Desportiva.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
AFUBRA MAR 2024
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBAFUBRA MAR 2024SUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)