Saúde

Vacinação contra gripe será liberada para toda população a partir de segunda-feira

Pessoas mesmo fora dos grupos prioritários, poderão se imunizar

Compartilhe:
31/05/2019 - 14h40min Corrigir

A partir do dia 3 de junho, a próxima segunda-feira, toda a população poderá se vacinar contra a gripe em todo o Rio Grande do Sul. Por conta da prorrogação, a meta do Ministério da Saúde é imunizar 59,5 milhões de brasileiros. Em Porto Alegre, mesmo com a chuva hoje pela manhã, o movimento de pessoas do público prioritário para a imunização foi intenso no Centro de Saúde Modelo, na rua Jerônimo de Ornelas, e na Unidade Básica de Saúde Santa Cecília, na rua São Manoel, ambos no bairro Santana. No Modelo, a dona de casa Jandira Camargo, moradora do bairro Azenha, conseguiu levar também a filha para realizar a imunização. "O importante é que as pessoas tenham a consciência de que a vacina é fundamental no combate a gripe", ressaltou. 

Dentro da campanha de vacinação, até as 10h desta sexta-feira, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 431.142 pessoas buscaram os postos na Capital, o que representa 69,7% dos grupos prioritários. Integram a campanha: as gestantes, puérperas, crianças entre seis meses e menores de seis anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Porto Alegre recebeu aproximadamente 615 mil doses de vacina do Ministério da Saúde. De acordo com estimativa do Ministério da Saúde, a Capital deveria imunizar 90% das 607.042 pessoas que integram grupos prioritários. De todos os grupos, apenas puérperas, indígenas e professores superaram o índice esperado. Pessoas com doenças crônicas, gestantes e crianças apresentaram os menores percentuais. O secretário municipal da Saúde, Pablo Stürmer, disse que é muito importante a busca pela imunização. "É através da vacina que as pessoas conseguem prevenir agravos causados pelo vírus”, destacou.

O Ministério da Saúde informou que até o dia 29 de maio, 44,6 milhões de pessoas buscaram os postos de vacinação, o que representa 75% da população-alvo. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% do público-alvo, composto por 59,4 milhões de pessoas. Dois estados já bateram a meta de 90%: Amazonas (94,4%) e Amapá (94,7%). Outros estados estão bem próximos e já ultrapassaram os 85%: Pernambuco (89,6%), Minas Gerais (86,7%), Espírito Santo (85,7%) e Alagoas (85,5%). Já os estados com menor cobertura são: Rio de Janeiro (57,6%) Acre (64,9%) e São Paulo (65,4%). Em todo o país, a campanha permanece com uma estrutura formada por cerca de 41,8 mil postos de vacinação e com a participação de aproximadamente 196,5 mil pessoas.  

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)