Saúde

Bairro Navegantes de São Lourenço do Sul recebe mutirão de combate ao Aedes aegypti

O bairro recebe a ação, pois, desde abril foram encontrados nove focos com larvas em residências da região

Compartilhe:
11/06/2019 - 13h50min Decom / SLS Corrigir

Começou nesta segunda-feira (10) um mutirão de combate ao Aedes aegypti no bairro navegantes, intensificando as ações de prevenção a proliferação do mosquito vetor de doenças como dengue, zica e chikungunya. São sete equipes trabalhando, reunindo todos os agentes de combate a endemias e agentes de saúde da zona urbana concentrados no bairro Navegantes. Junto deles, três agentes de campo da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde atuam também neste mutirão.

O bairro recebe a ação, pois, desde abril, foram encontrados nove focos com larvas em residências do Navegantes, colocando São Lourenço do Sul na condição de infestado pelo mosquito. A recomendação é para que as pessoas recebam os agentes e os acompanhem na fiscalização do imóvel. Quando são encontrados possíveis criadouros eles já são eliminados e larvas localizadas são recolhidas e encaminhadas para análise laboratorial.

O mutirão que iniciou nesta segunda-feira (10) tem previsão de seguir na terça-feira (11) com visitação em todos os imóveis do bairro Navegantes. Nas visitas da manhã desta segunda-feira já foram encontradas larvas que serão enviadas para análise que identificará se tratam-se de Aedes aegypti ou não. Também foram localizados vários possíveis criadouros em residências. Junto com o mutirão as equipes fazem orientações aos moradores e folders explicativos estão sendo entregues.

Evite o acúmulo de água

A prevenção ao mosquito exige empenho de todas as esferas. A eliminação de criadouros é responsabilidade de toda comunidade.  É importante que todos façam sua parte, evitando qualquer forma de acúmulo de água em que o mosquito possa colocar seus ovos. O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante destinar corretamente pneus velhos ou furados, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno e evitar plantas que acumulam água nas folhas. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d'água e cisternas. A principal dica que todos devem ter em mente é que toda e qualquer forma de acúmulo de água, mesmo que em pequena quantidade como uma tampinha de garrafa, já pode servir como local para o mosquito fêmea colocar ovos.

A Secretaria de Saúde tem 67 armadilhas instaladas na cidade. São pneus cortados ao meio com água. Essas armadinhas são visitadas uma vez por semana pelos agentes de combate a endemias e quando são encontradas larvas do mosquito, é realizada a Delimitação de Foco em um raio de 300m ao seu redor, com fiscalização em casas, comércios e terrenos. Foi neste trabalho que larvas foram encontradas em residências do bairro Navegantes, motivando a intensificação das ações de combate.

Há também no município 33 pontos estratégicos que são visitados a cada 15 dias, como cemitério, o chafariz da praça central, depósitos, borracharias e construções, por exemplo, justamente para verificar possível existência de larvas. Já os agentes de saúde receberam capacitação e ao visitarem as famílias também fazem a vistoria contra o mosquito Aedes aegypti. 

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
TBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)