Política

Você sabe qual é o papel exercido pelo vereador?

A sessão é semanal, mas, os vereadores continuam trabalhando nos seus gabinetes, e também junto à comunidade, durante toda a semana

Compartilhe:
12/06/2019 - 17h19min Júlio Souza Corrigir

Como representante político da população na esfera municipal, o vereador exerce o poder de legislar, mas também o de fiscalizar as ações do prefeito. No trabalho cotidiano, aprovam ou rejeitam projetos de lei, produzem decretos legislativos, resoluções, indicações, pareceres e requerimentos.

Em relação à função de fiscalizar, eles devem acompanhar as ações do prefeito e secretários para garantir o uso adequado do dinheiro público.

Também é papel do vereador o de representar, respondendo com habilidade e competência aos desafios desta representação. Tem o compromisso de buscar soluções junto ao Executivo para a comunidade local.

O vereador é o agente político mais próximo do cidadão: reside no Município, participa da organização social local, convive com os problemas da cidade, interage na construção de possíveis soluções. Expressa a democracia pela sua atuação e representação. Os vereadores são eleitos pelo voto direto para um mandato de quatro anos, sem limite para a reeleição. Através do processo legislativo elaboram e analisam proposições, fiscalizam as ações do prefeito, e votam de acordo com o que consideram ser melhor para a cidade.

Em 1º de outubro comemora-se o Dia do Vereador, instituído através da Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1984. 

Vereadores trabalham fora das sessões? 

A sessão é semanal, mas os vereadores continuam trabalhando nos seus gabinetes, e também junto à comunidade, nas associações de bairros, reunidos com entidades, e até mesmo nas ruas com visitas aos moradores buscando solucionar problemas. Além disso, eles fazem viagens em busca de recursos tanto em nível estadual quanto federal.

Sendo assim, é um trabalho permanente, tanto na cidade quanto na zona rural. Ainda existem as comissões formadas por três vereadores, onde são analisados assuntos importantes como saúde, educação e segurança, entre outras matérias de interesse público. 

Funções legislativas 

As funções legislativas são: a elaboração de Emendas à Lei Orgânica; Leis Complementares; Leis Ordinárias; Decretos Legislativos; Resoluções e matérias de competência do Município; a função de fiscalização financeira da administração dos recursos do Município; o julgamento das contas apresentadas pelo Prefeito; a gestão interna da Câmara; e pela função de assessoramento, sugerir medidas de interesse público ao Prefeito, bem como solicitar providências.

MAIS NOTÍCIAS

AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
Mais Lidas
AABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES