Obituário

Morre aos 79 anos ex-presidente do TCE-RS, Porfírio Peixoto

Economista presidiu a Corte e exerceu quatro mandatos seguidos na Assembleia

Compartilhe:
15/06/2019 - 16h57min Corrigir

Morreu, neste sábado (15), aos 79 anos, o conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) Porfírio Peixoto. Ex-deputado estadual, ele sofria de câncer no pulmão e permanecia internado no Hospital Santa Rita, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Peixoto iniciou na política em São Luiz Gonzaga, nas Missões, onde nasceu. Foi eleito deputado estadual por quatro mandatos, em 1974, 1978, 1982 e 1986, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), aos 34 anos. Quando ingressou na vida pública já era formado em Economia

Com a redemocratização do país, Porfírio Peixoto integrou o grupo de parlamentares responsáveis pela Constituição Estadual. Pela atuação na Constituinte gaúcha, recebeu o Prêmio Springer Carrier Por um Rio Grande Melhor. Após concluído o trabalho, no fim de 1989, deixou a Assembleia gaúcha para assumir o cargo de conselheiro do TCE, onde assumiu as funções de conselheiro, presidente e vice-presidente.

Peixoto deixa como legado uma história de dedicação à causa pública, marcada pela seriedade, pela coragem e pela coerência, salienta o conselheiro Cezar Miola.

“Porfírio Peixoto sempre foi um homem muito sereno, equilibrado, um julgador ponderado, sábio e com preparo técnico. Quando dirigiu o TCE sempre foi um grande líder. Foi um homem público de grande valor, um parlamentar destacado. É uma perda que lamento muito, mas cabe aqui reconhecer o trabalho e exemplo dele para todos nós que atuamos no controle externo”, relembra.

O velório está ocorrendo desde as 16h, no Cemitério João XXIII, em Porto Alegre. O sepultamento é previsto para as 10h deste domingo (16).

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉ
AABBFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNET