Rural

Produtores participam de reunião sobre implantação de agroindústrias em Cerro Grande do Sul

Segundo Rodrigo Machado, encontro teve como objetivo apresentar o processo de implantação das agroindústrias e as possibilidades de diversificação de renda dos produtores

Compartilhe:
26/06/2019 - 23h21min Assessoria Rodrigo Machado Corrigir

Na tarde dessa terça-feira (25) produtores de Cerro Grande do Sul participaram de um encontro com técnicas do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. O encontro que teve como pauta a implantação de agroindústrias ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a presença de vice-prefeita Marlene Heinrich, vereadores Liziane Schwalm e Alaito Raphaelli (Progressistas), o assessor do secretário Covatti Filho, Rodrigo Warlet Machado, secretários, técnicos da Emater e comunidade.

As técnicas apresentaram aos produtores o passo a passo para a implantação de agroindústrias, contemplando os detalhes tributários, sanitários, previdenciários e ambientais. “Basta ter interesse em constituir uma agroindústria e procurar o auxilio da Emater”, explica a assessora técnica Neusa Castro, destacando que as licenças tem baixo ou nenhum custo, dependendo do município. Além disso, a profissional abordou as possibilidades de comercialização dos produtos, incluindo os mercados institucionais, como a merenda escolar.

Para a vice-prefeita, o município possui muitas potencialidades que podem ser exploradas. “Nossos produtores e o município merecem isso”, avalia. Segundo a vereadora Liziane, o próximo passo será realização de reuniões com produtores e estabelecimento de um foco para atuação. “Precisamos analisar a vocação do município, ver as principais demandas e investir”, afirma a parlamentar, que acredita que visitas a municípios que possuam agroindústrias em funcionamento deverão ser realizadas em breve.

O produtor de arroz cachinho Gilson Osielski, que busca a regularização do seu empreendimento, participou do encontro e pode esclarecer as duvidas. “Orientação e conhecimento são fundamentais no processo de adequação de licenças e implantação. Hoje a semente foi lançada, os produtores saíram dessa reunião conhecendo os caminhos que devem seguir”, afirma.

No último dia 29 de maio uma comitiva de Cerro Grande do Sul visitou o secretário de Agricultura, Covatti Filho. No encontro, ficou definido que o município iria organizar a reunião com produtores e que a secretaria enviaria técnicos para orientar os interessados. “Com o interesse de lideranças de Cerro Grande do Sul e o auxilio do secretário Covatti Filho, vamos diversificar a renda dos produtores e fortalecer toda a região”, avalia Machado, destacando que a pasta está sempre de portas abertas para atender a comunidade e auxiliar no que for preciso para que as agroindústrias se tornem uma realidade. 

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
AABB
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETAABBCÂMERAS