Geral

Conheça Amanda Ribeiro, moradora de Camaquã que ganhou destaque em competições do Senac

Amanda, 16 anos, poderá poderá participar da maior competição de educação profissional do mundo, que acontecerá na China

Compartilhe:
05/07/2019 - 09h43min Corrigir

Amanda Bittencourt Ribeiro, 16 anos, recentemente foi destaque nas Competições Senac de Educação Profissional, onde conquistou o  2º lugar na categoria Estética e Bem-Estar. Ribeiro é estudante e moradora de Camaquã. Em entrevista para o portal de notícias Blog do Juares, Ribeiro revela um pouco da sua vida e rotina. Além disso, ela destaca como chegou até as Competições Senac de Educação Profissional.

Com 12 anos de idade, Ribeiro começo um curso de auto maquiagem no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Camaquã, porque tinha muito interesse na área. Aos 15 anos, quando completou a idade mínima para fazer um curso profissionalizante de maquiagem, recebeu um convite para participar da competição.

Para a competição, a maquiadora recebeu treinamento durante uma semana em Canoas e posteriormente, a competição ocorreu na cidade de Tramandaí. Segundo ela, sua professora Camila, foi uma das grandes apoiadoras e incentivadoras para participar da competição.

“Ela (Camila) que fez o convite... ela meio que acreditou em mim dentro do curso e viu que eu teria perfil para participar da competição”, relata Ribeiro.

Estudante de ensino de médio, a entrevistada revela que pretendia fazer curso superior em outra área de atuação, mas não nega a paixão pela profissão. Segundo ela, o Senac abriu oportunidades e um leque de atividades que até então, ela não sabia que gostava. “Minha ideia era fazer nutrição que também é ligada a um pouco a estética porque as duas coisas andam juntas, mas eu gosto muito dessa área e estou gostando cada vez mais por conta dos treinamentos também. E acho que com certeza vou fazer faculdade de estética no futuro”, declara.

Um notório fato que destacou Amanda na competição foi sua calma, e suas atitudes sob pressão. Segundo ela, foi uma das competidoras que ganhou destaque na parte psicológica. Incentivada pela família, ela nunca parou de estudar para seguir a carreira de maquiadora, pois segundo ela, era apenas um hobbie. Entretanto, hoje ela tem ganhos financeiros com isso e portanto, passou a ser algo mais significante em sua vida.

A moradora de Camaquã irá treinar dois meses no município e posteriormente, se mudará para Porto Alegre para treinar aproximadamente 8 horas por dia para a competição em nível nacional. Além disso, ela poderá ir para a WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo, que acontecerá em Shanghai, na China, em 2021.

“Nunca pare no tempo” é o conselho que Amanda dá para todas as pessoas que desejam seguir na área. Ela destaca que tudo sempre está se atualizando, portanto, o profissional também deve acompanhar o mercado. 

O que são as Competições Senac de Educação Profissional?

As Competições de Educação Profissional foram criadas pelo Departamento Nacional do Senac em 2016, com o objetivo de selecionar os representantes da instituição para a WorldSkills. O evento é realizado a cada dois anos, um ano antes da competição mundial, e reúne alunos de diversos estados do Senac, de diferentes ocupações.

Já a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo que acontece a cada dois anos e reúne competidores de mais de 70 países. O evento é organizado pela WorldSkills International e tem como objetivo mostrar, inspirar e incentivar jovens no mundo todo em relação às mais de 51 ocupações que participam das disputas. Com mais de 60 anos de história, a competição internacional reúne competidores qualificados que trocam experiências de seus ofícios. São os melhores alunos selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)