Geral

Neve misturada à chuva é registrada em Pelotas

Núcleo de ar gelado está na região da cidade da Zona Sul do Rio Grande do Sul
05/07/2019 - 14h18min Corrigir

O frio se intensificou nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul e, como se não bastasse isso, neve misturada à chuva foi registrada em Pelotas, cidade da Zona Sul do Rio Grande do Sul. A MetSul Meteorologia explicou que o município está ao nível do mar, mas o núcleo do ar gelado está justamente sobre a região com até -30°C a 5 mil m de altitude. 

A MetSul explicou que há diferenças entre neve, chuva congelada e chuva congelante. O primeiro fenômeno consiste em flocos de neve que nunca derretem. A precipitação congelada são gotículas que congelam e formam gelo antes de chegar à superfície. A chuva congelante é definida pela água que congela em contato com a superfície. 

 

Mais cedo, a presença de um centro de ar polar garantiu mais um dia com temperaturas negativas no Estado. Os termômetros marcaram entre -3ºC e -2ºC em pelo menos cinco regiões: no Sul, na região Central, no Noroeste, na Serra e também no Planalto. O amanhecer em Santana do Livramento, por exemplo, foi com -1,6ºC. 

Em Porto Alegre, durante a madrugada, a estação do Jardim Botânico registrou 5ºC. E, extraoficialmente, segundo a MetSul, algumas áreas da Capital tiveram frio ainda mais intenso. Além disso, o vento de 26 km/h baixava a sensação térmica para - 5ºC. 

Uma variação de nuvens pode até acarretar registro de ventos em outras localidades do Estado. A temperatura não irá subir muito e as máximas não vão conseguir chegar aos 10ºC na maioria das regiões. Porto Alegre até deverá apresentar marcas de 10ºC, mas a sensação de frio mais intenso permanecerá.  

MAIS NOTÍCIAS

GRUPO WHATSAPP
ELETRO CLIC
ART MÓVEIS
GRÁFICA.COM
BRICK DO TOMAZ
SUPER SÃO JOSÉ
ROGÉRIO CALÇADOS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Petroman
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
OLIDATA
ADRIANO CONRADO
RÁDIO SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +