Política

Famílias de Cerro Grande do Sul recebem mapas para regularização fundiária de propriedades rurais

Georreferenciamento foi custeado por programa da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural

Compartilhe:
12/07/2019 - 00h23min Assessoria Rodrigo Machado Corrigir

Nessa quinta-feira (11) 75 famílias de Cerro Grande do Sul receberam mapas de suas propriedades através do Programa de Levantamento, Cadastramento e Regularização Fundiária da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Ao todo, foram beneficiadas 310 famílias, cerca de 3.100 hectares, através de georreferenciado na área rural do município. Participaram da entrega o prefeito Sergio Silveira da Costa, o chefe de gabinete do secretário Covatti Filho, Erli Teixeira, o assessor do secretário, Rodrigo Warlet Machado, o diretor do Departamento de Desenvolvimento Agrário, Flávio Smanioto,o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Valnur Curtinaz Ruszkowski, dos vereadores Liziane Schwalm e Alairto Raphaelli, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, técnicos da Emater e da Secretaria de Agricultura do Estado.

O programa prevê a realização oficinas e audiências públicas de divulgação nos municípios beneficiados. Após esta etapa, ocorreu levantamento topográfico georreferenciado das propriedades rurais, através do sistema de varredura o qual verifica todas as propriedades da região definida, independente do tamanho, das suas características e da situação documental. A partir do levantamento, a empresa contratada elaborou o mapa de cada propriedade e fez o levantamento dos documentos que cada um possuía. Esses mapas estão sendo entregues gratuitamente aos beneficiários. Com os mapas em mãos, basta os proprietários buscarem a regularização junto ao Tabelionato.

Segundo o assessor Rodrigo Warlet Machado, o georreferenciamento costuma ser a parte mais cara do processo de regularização, sendo integralmente pago pela Secretaria por meio do Programa. “Com a propriedade regularizada os produtores poderão acessar mecanismos oficiais de financiamento e serão oficialmente donos de suas propriedades”, afirma Machado.

Essa etapa de georrefenciamento beneficia também os municípios de Barão do Triunfo, Mampituba e Caraá. “É um processo de inclusão social, onde agricultores poderão obter diversos benefícios e vantagens, fomentando a renda das famílias e o desenvolvimento da região”, avalia Machado, destacando que a secretaria está atenta as demandas da comunidade e busca atendê-las.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
AABB
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASAABBTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARES