Política

Educadores debatem os desafios da educação na 1ª Plenária Regional em Defesa da Escola Pública

Professores estão construindo um Observatório da Educação em Camaquã para fiscalizar investimentos e cobrar o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação
16/07/2019 - 07h37min Assessoria Professor Leandro Corrigir

Camaquã teve a 1º Plenária Regional em Defesa da Escola Pública na última sexta-feira (12). O encontro ocorreu no Colégio Sete de Setembro, em Camaquã, e contou com a presença da deputada estadual Sofia Cavedon (PT), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, e da Frente de Incentivo ao Livro e à Leitura da Assembleia Legislativa do RS; presidente da Câmara de Vereadores de Camaquã, Fabiano Medeiros; diretor do IFSul campus Camaquã, Tales Amorim; presidente do Sindicato dos Municipários de Camaquã - Simuca, Carla Simone Blaskowski; presidente do 42º Núcleo do Cpers Sindicato, Iarita Ávila; estudantes; pais; professores e representantes de entidades. O evento foi organizado pelo Coletivo de Educadores da Costa Doce.

No encontro, o professor Leandro Neutzling Barbosa, representante do Coletivo, destacou a importância das redes de ensino trabalharem unidas em defesa da educação. “Precisamos defender a escola, seja municipal, estadual ou federal, sem separar, pois se uma rede de ensino não está funcionando bem, a educação como um todo é afetada”, afirma o professor, explicando que o Coletivo, em parceria com a deputada Sofia Cavedon, irá instalar em Camaquã o Observatório da Educação com o objetivo de fiscalizar os investimentos públicos na área, cobrar o cumprimento do Plano Nacional de Educação e o piso salarial dos professores, além de buscar melhorias.

O diretor do IFSul abordou a importância de gestão democrática em instituições de ensino, formações pedagógicas, investimentos em educação e valorização dos profissionais. Amorim destacou que o instituto possui o mesmo orçamento desde 2014 e apresentou as dificuldades de se manter as atividades do campus frente ao aumento nos custos e falta de investimentos. “Algumas atividades, como viagens de alunos e estagiários foram reduzidos, mas a qualidade do ensino continua excelente”, avalia.

Segundo a deputada, o valor investido por aluno no Brasil é insuficiente e o Observatório da Educação evidencia que nos últimos anos a União e o Estado congelaram os investimentos. “Precisamos saber onde cada centavo dos impostos está sendo colocado”, alerta a deputada, destacando que nos últimos oitos anos o Estado voltou sua atenção a segurança pública melhorando o salários dos profissionais da área, sendo preciso que a mesma atenção seja dada também a educação. “Atenção à educação requer vontade política”, ressalta a deputada.

As representantes do 42º Núcleo do Cpers Sindicato e Simuca, defenderam a participação dos da categoria na defesa do ensino, maior consciência de classe e ressaltaram a importância de lutar pela educação. “Esse evento foi construído por muitas mãos, impossível falar em educação sem mencionar os sindicatos que defendem o ensino público, agradeço a todos que trabalharam para que esse evento fosse realizado”, afirma o professor Leandro.

No encontro, o Grêmio Estudantil do Colégio Sete de Setembro entregou a deputada uma lista com as necessidades da escola para que a parlamentar encaminhe as solicitações a Assembleia Legislativa. 

Visita ao IFSul

Ainda na sexta-feira, a deputada visitou o IFSul campus Camaquã. Acompanhada do diretor do Tales Amorim e do professor Leandro Neutzling Barbosa, a deputada, que também é professora, pode conhecer os projetos desenvolvidos pelo instituto.

Na oportunidade, Sofia reiterou seu compromisso em defesa da educação pública de qualidade. “Apoio o Instituto Federal e afirmo que não iremos recuar na qualidade da educação que experimentamos com a nossa juventude e a sua introdução ao mundo do trabalho”, destaca a parlamentar.

Uma importante agenda

A agenda com a deputada começou na manhã de sexta-feira com a visita a veículos de comunicação, após almoçou com educadores e simpatizantes do seu mandato. 

MAIS NOTÍCIAS

Vencato Casas
FUNERÁRIA JARDIM
Lucas Imobiliária
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
PEGLOW
FORMATTA RH
ELETRO CLIC
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
TAXISTAS APP
SPEED CAR
RÁDIO SÃO JOSÉ
JOMAR GÁS
Petroman
MA EXCURSÕES
SERVI
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +