Educação

Projeto Tabus: um aliado para a saúde mental dos camaquenses

Tales Amorim, diretor do IFSul Camaquã e Felipe Bartz, acadêmico de Biomedicina, apresentam projeto de ensino durante Reunião Almoço da Acic nesta quinta-feira (18), em Camaquã

Compartilhe:
18/07/2019 - 19h30min Corrigir

A reunião almoço desta quinta-feira (18), da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (Acic) contou com a presença dos palestrantes Tales Amorim, diretor do IFSul Camaquã, e Felipe Bartz, acadêmico de Biomedicina. A reportagem do portal de notícias Blog do Juares acompanhou a palestra.

Dando o pontapé inicial na palestra, Amorim destacou pontos sobre o impacto do IFSul na região, a qualificação técnica dos alunos, as parcerias com diversos órgãos de Camaquã, a melhoria do bairro Olaria e a movimentação econômica no comércio e também no setor imobiliário que o instituto gerou no município. O diretor revelou que atualmente, o campus possui cerca de 650 alunos e 100 funcionários, incluindo concursados e terceirizados.

Tabus: falando sobre tudo e mais um pouco

Os estudantes do IFSul Camaquã, Bruna Stiff, Felipe Bartz e Gabriela Blanco desenvolveram um projeto de ensino a fim de promover o diálogo e a troca de experiências entre estudantes durante rodas de conversas no instituto. Orientado pela psicóloga do campus, Manoela Fernandes, o grupo realizou atividades sobre temas como autoestima, depressão, gravidez na adolescência e ansiedade. Segundo Bartz, os encontros para dialogar e debater foram aumentando conforme a demanda dos estudantes. Além disso, o estudante destaca que o projeto tomou maiores proporções, incluindo a comunidade local.

Com o envolvimento de outros alunos e também co-orientadores, como os professores Giliard Barbosa e William Nitschke, o projeto se tornou um espaço de acolhimento e aprendizado sobre os mais diversos assuntos presentes no cotidiano dos jovens e que são, muitas vezes, culturalmente reprovados, ou seja, são os chamados tabus. Para os pesquisadores, a atividade é um importante aliado para a saúde mental dos estudantes.

Alunos realizando bate-papo durante atividade do projeto no IFSul Camaquã (Foto: Divulgação)

Integrantes do projeto Tabus na Mostratec 2018 (Foto: Divulgação)

De Camaquã aos Emirados Árabes

Ranqueados com o 1º lugar na Mostratec 2018, uma das maiores feiras de ciência e tecnologia do Brasil, o grupo conquistou a colocação na área de Ciências Sociais, Comportamento e Arte. Diante disso, alcançou o credenciamento para a Expo-Sciences International (ESI), que ocorrerá em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.  Serão oito dias de evento e dois de deslocamento. Bruna, Felipe, Gabriela e a orientadora Manoela Wendler Fernandes serão os participantes.

Para Bartz, a investigação, pesquisa, e dados consolidados foi um fato importante para o projeto ganhar destaque entre os outros na Mostratec. Além disso, segundo relato do estudante, os avaliadores observaram a necessidade de debates e diálogos no ambiente educacional, a fim de desmistificar tabus e promover medidas em prol da saúde mental para estudantes.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARES