Geral

Detran vai avisar motoristas aptos à reciclagem preventiva

Mensagem de e-mail e SMS será enviada a motoristas que atingiram entre 14 e 19 pontos na CNH

Compartilhe:
05/08/2019 - 10h29min Secom RS Corrigir

Nesta segunda-feira (5/8), o DetranRS enviará pela primeira vez um aviso aos motoristas que atingiram entre 14 e 19 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A mensagem de e-mail e SMS lembrará os condutores da disponibilidade da reciclagem preventiva para evitar a suspensão do direito de dirigir ao completar 20 pontos. Conforme regramento federal, a alternativa só está disponível para motoristas das categorias C, D e E (veículos de carga, passageiros e articulados) que têm na CNH registro de permissão para exercer atividade remunerada com o veículo.

Receberão a mensagem, neste primeiro momento, 3.100 condutores aptos a fazer a reciclagem preventiva mapeados pela Procergs entre aqueles que cadastraram e-mail e número de celular no Detran e autorizaram o recebimento de mensagens. Esse número representa apenas 10% do total de condutores aptos a realizar o serviço, que chega a 30 mil no RS.

Avisos

A partir de agosto, o aviso será enviado mensalmente. O mapeamento da situação dos motoristas será feito no primeiro domingo do mês. A situação pode ser alterada a qualquer momento, bastando o condutor ter confirmada uma nova infração em seu prontuário.

O motorista interessado em receber esse e outros avisos do Detran deve fornecer seu endereço de e-mail e número de telefone quando realizar algum serviço nos centros credenciados ou se cadastrar na Central de Serviços do site do Detran. 

Reciclagem preventiva

O curso de reciclagem preventiva pode ser realizado assim que o condutor profissional das categorias C, D e E completar entre 14 e 19 pontos na CNH, evitando a suspensão do direito de dirigir que ocorre quando o condutor atinge os 20 pontos. Com a conclusão do curso, a pontuação por infrações de trânsito é retirada do prontuário. Apenas se somar outros 20 pontos nos doze meses seguintes ele terá a CNH suspensa.

O motorista interessado em fazer a reciclagem preventiva deve procurar o Centro de Formação de Condutores (CFC) de sua preferência e se matricular no curso preventivo de reciclagem, de 30 horas/aula, que pode ser realizado presencialmente no CFC, ou pela internet, na modalidade a distância (EAD), através dos portais das empresas cadastradas junto ao Detran. A reciclagem deverá ser concluída no prazo máximo de 40 dias. Para concluir, o condutor deve agendar o exame teórico no CFC e fazer a prova preventiva de reciclagem, aplicada pelo Detran exclusivamente na modalidade eletrônica.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBTBK INTERNET