Justiça

MPC aponta irregularidades na gestão do prefeito de Amaral Ferrador

Ministério Público de Contas apontou extrapolações na gestão de Natanael Satiro do Val Candia. O município também não universalizou o atendimento educacional das crianças de 4 e 5 anos. Reportagem do Blog do Juares teve acesso aos documentos

Compartilhe:
09/08/2019 - 11h39min Blog do Juares Corrigir

O Ministério Público de Contas (MPC-RS), apontou irregularidades financeiras, de Lei da Transparência e da Educação na gestão do prefeito Natanael Satiro do Val Candia (PDT), de Amaral Ferrador. Segundo o MPC,  embora Candia tenha sido intimado, ele não prestou esclarecimentos favoráveis. Candia responde o processo desde 2017.

Irregularidades apontadas

Conforme relatório do MPC, o município não entregou Documentos da Prestação de Contas Anual no prazo, não foram cumpridas normas exigidas pela Lei da Transparência e apurou-se que o Executivo Municipal gastou com o Pessoal 54,63% da Receita Corrente Líquida do Exercício de 2017, concluindo que foi ultrapassado o limite previsto em lei.

O documento ainda revela que a insuficiência financeira existente no encerramento do exercício de 2017, no valor de R$ 1.698.475,82, é superior em 32,01% em relação a apresentada no encerramento do exercício de 2016. Além disso,  foi utilizado o valor de R$ 187.299,30, de propriedade de terceiros, para a cobertura de outras obrigações financeiras assumidas, caracterizando desequilíbrio financeiro durante a gestão.

Educação comprometida

O MPC aponta também que o município não universalizou o atendimento educacional das crianças de 4 e 5 anos, descumprindo o disposto no artigo 208, da Constituição Federal. Além disso, o município apresentou baixo índice de atendimento de crianças de 0 a 3 anos.

De acordo com o Relatório Consolidado sobre Contas de Governo, no exercício de 2017 foram atendidas apenas 50,97% das crianças entre 4 e 5 anos, considerando-se aquelas atendidas independentemente da etapa de ensino. Quanto à população de 0 a 3 anos, foi evidenciado atendimento de apenas 6,52%. Concluindo que a meta 1 do Plano Nacional de Educação, que determinava a universalização da educação infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos até 2016, não foi cumprida. 

Confira nota de conclusão do MPC:

Diante do exposto, opina este Ministério Público de Contas nos seguintes termos: 

1º) Parecer desfavorável à aprovação das contas de governo do senhor NATANIEL SATIRO DO VAL CANDIA, com fundamento no artigo 2º da Resolução nº 1009/2014;

 2º) Ciência ao Procurador-Geral de Justiça e ao Procurador Regional Eleitoral, consoante o disposto no artigo 140 do Diploma Regimental.

3º) Recomendação ao atual Administrador para que corrija e evite a reincidência dos apontes criticados nos autos, bem como verificação, em futura auditoria, das medidas implementadas nesse sentido.

O que diz a prefeitura

O portal de notícias Blog do Juares entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Amaral Ferrador. De acordo com o departamento, a assessoria jurídica trabalha no caso e posteriormente emitirá uma nota. Além disso, a prefeitura ainda não recebeu uma notificação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) para dar sequência no processo.

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
AFUBRA MAR 2024
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
Mais Lidas
TBK INTERNETAFUBRA MAR 2024AABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)