Geral

BR-116 deverá ter 90 Km de duplicação concluídos até o final do ano

Além disso, O diretor geral do DNIT, Santos Filho, afirmou durante encontro com a Azonasul que a duplicação total da BR-116 deve ser concluída até 2021
23/08/2019 - 10h48min Ascom Daniel Trzeciak Corrigir

Os prefeitos que integram a comitiva da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), cumpriram três dias intensos de reuniões em Brasília. Ao todo, sete ministérios receberam os prefeitos para tratar sobre saúde, educação, infraestrutura, turismo, cidadania, agricultura, desenvolvimento regional e segurança pública, todos com foco nos municípios da Zona Sul.

O diretor geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), general Santos Filho, esclareceu aos prefeitos que, com o recurso de R$ 100 milhões anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro na inauguração da BR-116, a estimativa, do total de 70 km até o final do ano, passa para 90 km. Além disso, Santos Filho afirmou que a duplicação total da BR-116 deve ser concluída até 2021. As prioridades do DNIT no Estado são o contorno de Pelotas, contorno de Santa Maria, a ponte do Guaíba e a nossa BR-116.

No Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram apresentados dados sobre a segurança pública na Zona Sul e solicitaram o cercamento dos municípios como forma de diminuir a ocorrência de crimes. Saímos com a garantia de que o assunto será visto com prioridade pela pasta.

Na área da saúde, a crise financeira dos hospitais e Santas Casas foi discutida com o ministro, Luiz Henrique Mandetta, que se comprometeu em dar maior atenção para as Santas Casas de Pelotas e Rio Grande.

No ministério do Turismo, a comitiva apresentou o projeto “Turismo da Costa Doce”, que busca qualificar e desenvolver o setor nos 21 municípios que integram a região. A Costa Doce é o maior complexo lagunar de água doce da América Latina. Além disso, a região abriga o maior conjunto de prédios tombados nas cidades mais antigas do Estado pelo Iphan. O ministro Marcelo Álvaro Antônio garantiu que técnicos da pasta irão conhecer os roteiros da Costa Doce com potencial turístico e verificar as estruturas que já existem. A visita, que deve ocorrer até o final deste ano, irá apontar as soluções para melhorias no setor. O ministro também se comprometeu em investimentos na infraestrutura da área.

Em audiência no ministério da Agricultura, reforçamos o pedido para liberação de recursos para a realização da Expofeira de Pelotas. O assessor especial Christian Schneider se comprometeu a repassar a demanda para a ministra da pasta, Tereza Cristina.

“Muito me alegra poder ter coordenado estes encontros. Isto demonstra que a Zona Sul está mobilizada com interesses em comum e que podemos trabalhar por pautas coletivas para toda região. Agradeço aos prefeitos de Amaral Ferrador, Capão do Leão, Cerrito, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Piratini, São Lourenço do Sul e Turuçu que estiveram em Brasília. Vamos contribuir para ter uma Zona Sul forte de novo”, disse o deputado federal Daniel Trzeciak.

MAIS NOTÍCIAS

Petroman
ART MÓVEIS
ADRIANO CONRADO
ALEXANDRE AR CONDICIONADO
ECONÔMICA MÓVEIS E ELETRO
PEGLOW
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA JARDIM
RÁDIO SÃO JOSÉ
OLIDATA
SUPER SÃO JOSÉ
JOMAR GÁS
ROGÉRIO CALÇADOS
ELETRO CLIC
SPEED CAR
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +