Geral

Seu Servino: um camaquense e marceneiro raiz

Servino Gomes, 95 anos, é um marceneiro conhecido por fazer seus próprios equipamentos de trabalho e produzir carroças e trilhadeiras de madeira com excelência. Conheça um pouco da história de Gomes
02/09/2019 - 11h51min Corrigir

Servino Gomes, 95, é o tipo de homem que podemos intitular de raiz, mas não pense que é simplesmente por sua idade. Na verdade, é o modo que ele vem trabalhando ao longo dos anos. Ele já exerceu diversas atividades, dentre elas, a agricultura, agropecuária, artesanato, barbearia e a de maior destaque, a marcenaria. Gomes é natural de Camaquã, se criou no interior do município. Entretanto, quando houve a desapropriação dos lotes da Barragem do Arroio Duro no século XIX, ele migrou para a cidade. Casou-se cedo e teve oito filhos. Sua esposa faleceu em 2008.

Seu Servino não sabe ler e nem escrever, mas isso nunca o impediu de ter excelência em seus trabalhos. Dentre seus trabalhos mais conhecidos, as trilhadeiras de madeira e as carroças ganham destaque. Segundo Gomes, levava cerca de 8 dias para a produção da carroça, um trabalho que exigia muita atenção e comprometimento. Além disso, o destaque do marceneiro raiz, é o fato de que ele produz suas próprias máquinas de trabalho, incluindo, a tupia, desempenadeira e demais máquinas antigas de madeira que funcionam até os dias de hoje. Servino relata que hoje, com a idade, produz peças menores, mas deixar de trabalhar? Jamais.

(Foto:Daniel Larusso)

“Não é difícil… tu estuda”, revela Gomes ao ser questionado sobre a complexidade do trabalho. Sua forma de estudar é a prática e a memória como ferramenta principal. Algo não tão comum hoje em dia. Servino possui um conhecimento milenar, pois a marcenaria é uma das profissões artesanais mais antigas do mundo e até hoje muito procurada. Quando se fala sobre a qualidade de um bom trabalho de marcenaria, as produções de Gomes com certeza são inclusas em Camaquã. A marcenaria está localizada no bairro Carvalho Bastos.

O homem também é gaiteiro, um gosto que passou para as próximas gerações, no caso, seu neto, Hemerson Santos de 21 anos. Um olhar de orgulho de neto para avô, fato esse, que se espalha para os demais. Seu caráter, dedicação e estilo de vida servem de exemplo para a família, amigos e conhecidos, algo que com toda certeza é uma marca que transcende o tempo.

MAIS NOTÍCIAS

Petroman
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ADRIANO CONRADO
ELETRO CLIC
GRÁFICA.COM
ECONÔMICA MÓVEIS E ELETRO
ALEXANDRE AR CONDICIONADO
FUNERÁRIA JARDIM
ROGÉRIO CALÇADOS
JENIFER
RÁDIO SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
OLIDATA
Lucas Imobiliária
SUPER SÃO JOSÉ
PEGLOW
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +