Polícia

Polícia Federal prende doleiros acusados de lavagem de dinheiro no Rio Grande do Sul

Operação Harpia investiga conexão entre doleiros que atuam no Brasil, Uruguai e Paraguai

Compartilhe:
03/09/2019 - 08h39min Imprensa PF Corrigir

A Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal, deflagrou nesta manhã (3), a Operação Harpia, que investiga os crimes de operação de instituição financeira sem autorização, evasão de divisas, lavagem de capitais e organização criminosa.

Cerca de 80 policiais federais e oito servidores da Receita Federal cumprem 16 mandados de busca e apreensão nos municípios gaúchos de Porto Alegre (4), Novo Hamburgo (1) e Santana do Livramento (6), e em Ariquemes (5), no estado de Rondônia, além de 11 mandados de prisão.

Durante as investigações, iniciadas em 2018, foi apurada a conexão de uma rede de doleiros que atuam em Porto Alegre, Santana do Livramento (RS), Rivera (URU) e Ciudad del Este (PAR). A investigação identificou que esse grupo mantinha parceria cambial conhecida como “dólar-cabo”, para a prática da lavagem de dinheiro de diversas atividades criminosas no Brasil e no Exterior, inclusive com a utilização de madeireiras da Região Norte do país.

A partir das informações coletadas com o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, a Polícia Federal e a Receita Federal buscam identificar a origem e o volume de recursos ilícitos transacionados pelos investigados, que tiveram movimentação financeira de mais de um bilhão de reais entre os anos de 2015 e 2019.

Harpia é uma das maiores aves de rapina do mundo e que está presente em grande parte do Brasil, principalmente na Amazônia.

Será concedida entrevista coletiva às 10h30min de hoje, na Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul (Av. Ipiranga, nº 1365, Porto Alegre/RS).

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
Mais Lidas
TBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABBCOMERCIAL BLOG DO JUARES