Esportes

Grêmio encara o Cruzeiro para sair de zona intermediária do Brasileirão

Tricolor entrará em campo às 11h deste domingo, no Independência

Compartilhe:
08/09/2019 - 10h18min Corrigir

Fora da Copa do Brasil e com a distância para o primeiro jogo da semifinal da Copa Libertadores contra o Flamengo, o Grêmio, enfim, vai priorizar o Campeonato Brasileiro. O primeiro passo para reagir no torneio nacional é vencer o Cruzeiro neste domingo (8), a partir das 11 horas, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 18ª rodada. No momento, o Grêmio está na zona intermediária na tabela, com 22 pontos somados. Essa condição na tabela se explica pela irregularidade na competição da equipe gaúcha, escalada muitas vezes apenas com reservas, dado o foco nos mata-matas. 

Na retomada do Brasileirão após a Copa América, o Grêmio até ensaiou uma reação, mas esta não foi consolidada. Nos últimos oito jogos pelo torneio nacional, o time gaúcho venceu apenas dois. Neste período, a equipe de Renato Portaluppi perdeu apenas uma vez - para o Flamengo, por 3 a 1, pela 14ª rodada -, mas o excesso de empates prejudicou a escalada da equipe na tabela. "Creio que agora é virar a chave, tem o Campeonato Brasileiro, já no domingo, contra o Cruzeiro. E o futebol tem isso, a cada três dias você tem a oportunidade de se recuperar de uma pancada que levou. Vamos focar no Brasileirão agora e tentar somar o maior número possível de pontos para tentar encostar na turma de cima", garantiu Everton. 

O atacante, principal jogador do elenco gremistas e um dos grandes nomes do futebol brasileiro na atualidade, fez muita falta no jogo que selou a eliminação diante do Athletico-PR na Copa do Brasil, na última quarta-feira. Ele estava suspenso do confronto. Para este domingo, está em condições de jogo e é peça chave para uma possível reação do Grêmio. Como a prioridade, no momento, é o Brasileiro, a tendência é a de que Renato Portaluppi volte a escalar os titulares. O treinador só não poderá contar com o lateral-direito Leonardo Gomes e o volante Maicon, lesionados. Geromel foi poupado de um dos treinamentos por conta do desgaste físico e não está confirmado para o jogo.

Em busca da recuperação na temporada 

Após a eliminação para o Inter na semifinal da Copa do Brasil, restou ao Cruzeiro a disputa do Campeonato Brasileiro. O time mineiro, apesar de não perder há três jogos no torneio, ainda está perto da zona de rebaixamento e precisa vencer o 
Grêmio. O duelo será no Independência porque o Mineirão recebe um festival de música neste final de semana. Será a segunda partida do time mineiro pelo Brasileirão no estádio que o arquirrival Atlético-MG está acostumado a usar. O primeiro foi o revés por 2 a 1 para a Chapecoense, pela sexta rodada. 

O Cruzeiro tem 18 pontos e deu início à reação na competição assim que Rogério Ceni assumiu o comando técnico da equipe. Neste período, foram dois triunfos sobre Santos e Vasco e um empate com o CSA. A sequência de bons resultados ainda não é suficiente para deixar o time despreocupado em relação à zona de descenso porque a campanha anterior à chegada de Rogério Ceni foi muito ruim. Foram 11 jogos sem vencer que deixaram o elenco pressionado e causaram a demissão do técnico Mano Menezes. Ceni, que começa a sofrer seus primeiros questionamentos depois da derrota categoria por 3 a 0 para o Inter na última quarta-feira, a primeira sob seu comando, vai escalar o que tem de melhor, incluindo Thiago Neves. O meia reclamou das improvisações que o treinador promoveu diante do rival gaúcho.

O treinador não terá Dedé, que sofreu uma lesão no ligamento do tornozelo direito e já iniciou o processo de recuperação, e o lateral-direito Orejuela, que está com a seleção colombiana. O meia Rodriguinho e o lateral-direito Weverton fazem trabalho especial em campo com o fisioterapeuta Charles de Oliveira Costa e seguem fora. Por outro lado, o clube conseguiu efeito suspensivo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e o lateral-direito Edilson poderá entrar em campo. O atacante Ezequiel, apresentado na sexta-feira, participou de alguns trabalhos com o grupo e, como já está regularizado, também pode jogar.

Brasileirão 2019 - 18ª Rodada 

Cruzeiro 
Fábio; Edilson, Fabricio Bruno, Léo (Cacá) e Egídio; Henrique, Robinho (Ederson), Thiago Neves, Pedro Rocha e David (Marquinhos Gabriel); Fred. Técnico: Rogério Ceni.

Grêmio
Paulo Victor; Galhardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Matheus Henrique, Rômulo, Alisson, Jean Pyerre e Everton; André. Técnico: Renato Portaluppi.

Árbitro: Rafael Traci (SC)
Local: Independência. 
Horário: 11h. 

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
AFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETAFUBRA MAR 2024SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSE