Geral

Governo do RS cancela venda de ações do Banrisul

Informação foi divulgada por meio de fato relevante nesta quinta-feira (19). Motivo alegado é de que o valor por ação apresentado não atendia ao interesse. 'Jamais faríamos uma venda a qualquer preço', afirma o governador

Compartilhe:
19/09/2019 - 11h28min Corrigir

O governo do Rio Grande do Sul cancelou a venda de ações do Banrisul. A informação foi divulgada por meio de um fato relevante nesta quinta-feira (19). Horas depois, em entrevista à imprensa, o governador Eduardo Leite (PSDB) foi categórico: "Jamais faríamos uma venda a qualquer preço."

O motivo alegado é de que o preço por ação apresentado não atendia ao interesse do acionista vendedor, no caso, o governo do estado.

Leite acrescentou que "movimentos especulativos" no mercado, dando conta de que os recursos das vendas seriam utilizados no pagamento de servidores estaduais, interferiram no processo.

"Essa operação era uma oportunidade de viabilizar recursos extraordinários que ajudariam o estado no cumprimento da ação, mas jamais foi a única forma, a única ferramenta da qual o estado se alicerçou", afirma.

"O debate público que se estabeleceu contaminou o ambiente e foi interpretado pelo mercado como oportunidade para reduzir [o valor das ações]", completa.

Conforme Leite, o governo tem outros meios para tentar conter a crise financeira. Ele salientou que não considera o cancelamento da venda das ações neste momento como uma derrota.

"É uma questão de estratégia de gestão. São 45 meses de atraso de salários. Isso não afeta somente os servidores, afeta a economia do estado."

Na semana passada, o Banrisul havia anunciado a venda de 96.323.426 ações ordinárias do banco para investidores profissionais. Na cotação de fechamento do dia, ao custo de R$ 23,18 por ação, a oferta era de R$ 2,232 bilhões e teria as negociações iniciadas nesta quinta.

A oferta havia sido aprovada pelo Conselho Diretor do Programa de Reforma do Estado (CODPRE) e referendada pelo governador Eduardo Leite (PSDB).

As ações dariam ao titular um voto nas deliberações da assembleia geral de acionistas do banco, conforme informou o comunicado da semana passada.

O Banrisul informou nesta quinta que "manterá os seus acionistas e o mercado em geral informados sobre qualquer nova informação a respeito desse tema, nos termos da regulamentação aplicável".

Vendas de ações

O governo do RS já vendeu ações do Banrisul, em 2018. Em fevereiro de 2019, em reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, o governador Eduardo Leite havia anunciado que estava disposto a vender parte das ações do Banrisul e também da Corsan, companhia de abastecimento de água, para assinar o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) com a União.

Leite afirma desde a campanha eleitoral que não venderá o banco estatal. Na entrevista, ele voltou a dizer que "não há qualquer disposição" neste sentido.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASSUPER SÃO JOSÉ