Esportes

Inter busca retomada contra a Chapecoense

Colorado quer virar a chave após a derrota na final da Copa do Brasil

Compartilhe:
22/09/2019 - 00h16min Corrigir

O início do returno do Campeonato Brasileiro como marca de uma retomada para o Internacional. Pelo menos este é o espírito que buscará alcançar o time gaúcho, recém-derrotado na final da Copa do Brasil e integrando o pelotão de frente da competição de pontos corridos, na partida deste domingo (22), às 11h, contra a Chapecoense, no Beira-Rio, em Porto Alegre.

É que a equipe comandada por Odair Hellmann, que esteve muito perto de uma vaga na fase de grupo da Copa Libertadores de 2020 pela via do torneio mata-mata, depois de ser superada pelo Athletico-PR, agora terá que "respirar fundo" e lutar por sua vaga por meio do Brasileirão.

Para a sorte do time colorado, porém, a campanha até agora pode ser considerada muito boa. Especialmente porque boa parte de seus 33 pontos foram contabilizados graças à chamada "equipe alternativa", que, devido à clara opção da diretoria por priorizar a Copa do Brasil e a Libertadores - da qual foi eliminada nas quartas de final -, vinha jogando e conquistando importantes vitórias.

Agora, esta equipe terá de dar lugar à escalação considerada titular, entregando o bastão com o clube ocupando uma alvissareira condição de brigar por uma vaga no torneio continental no ano que vem, encarando cada jogo como eliminatório a partir desta 20.ª rodada.

De acordo com o presidente Marcelo Medeiros, inclusive, a distância de momento para o primeiro lugar não pode ser considerada um empecilho para sonhar com o título. "Estamos doídos. E a resposta tem que ser dada no domingo. Chegamos ao final dessa primeira fase (do Brasileirão) no quarto lugar, e nossa meta é terminar ainda melhor na segunda", aposta o mandatário.

O discurso é comprado ainda pelo zagueiro Víctor Cuesta: "Temos o Campeonato Brasileiro pela frente, temos que pensar nesse jogo (com a Chapecoense). É a nossa primeira final do returno. Estamos bem posicionados na tabela e temos que buscar a vitória já nesse jogo".

Para esta primeira "decisão", Odair Hellmann não terá desfalques por suspensão. Uma de suas únicas baixas pode ser a do meio-campo Nonato, que sentiu o tornozelo direito no treino da última sexta-feira e ainda será avaliado antes do confronto contra os catarinenses. A outra dúvida por esse motivo é D'Alessandro, que ficou de fora da decisão da Copa do Brasil por conta de uma lesão na coxa direita.

No setor de apoio ao ataque, Rafael Sóbis e Wellington Silva novamente disputam uma vaga, enquanto Nico López, autor do gol colorado na derrota para o Athletico-PR por 2 a 1 na última quarta-feira, deve ser confirmado ao lado de Paulo Guerrero. O peruano, por sinal, retorna ao Brasileirão após uma ausência de duas rodadas - atuou pela última vez na vitória sobre o Botafogo por 3 a 2.

Chape estreia novo técnico

Sem vencer há quatro jogos no Brasileirão, com três derrotas seguidas, a Chapecoense espera iniciar uma fase mais positiva neste domingo. A partida marcará a estreia de Marquinhos Santos como treinador do time, cargo que foi exercido interinamente por Emerson Cris nas últimas oito rodadas após a demissão de Ney Franco.

O novo comandante tem a missão de tirar a equipe catarinense da zona de rebaixamento, o que não poderá acontecer nesta rodada. Isso porque a Chapecoense está na vice-lanterna, com 14 pontos, quatro a menos que o Fluminense, primeiro time fora da degola, em 16º lugar, com 18 pontos.

Além da estreia de Marquinhos Santos, a Chapecoense terá novidades dentro das quatro linhas. O treinador definiu a escalação com cinco mudanças em relação à derrota para o Vasco na rodada passada. A principal delas é a saída do meia Augusto para a entrada de Renato, que está recuperado de lesão e voltará a jogar após mais de quatro meses afastado.

"Quando há troca de comando, os atletas respondem bem. Há necessidade de uma mudança de atitude e organização tática para que a Chapecoense permaneça na Série A. Gosto do meio-campo preenchido, agressivo na marcação, mas organizado e compacto. Eles assimilaram bem. O número de chances criadas foi bom no treino", garantiu Marquinhos.

As outras mudanças serão em função dos retornos do zagueiro Gum e do volante Márcio Araújo, novamente à disposição após cumprirem suspensão, e do meia Camilo, recuperado de lesão. O trio retoma as vagas que foram ocupadas por Maurício Ramos, Amaral e Campanharo. Outra mudança será no ataque, com Arthur Gomes no lugar de Aylon.

Brasileirão – 20ª rodada

Inter
Marcelo Lomba; Bruno, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Uendel (Zeca); Rodrigo Lindoso, Edenilson, Patrick (Nonato), Nico López e Wellington Silva (Rafael Sobis); Paolo Guerrero. Técnico: Odair Hellmann.

Chapecoense
Tiepo; Eduardo, Gum, Rafael Pereira e Bruno Pacheco; Elicarlos, Márcio Araújo, Camilo e Renato; Arthur Gomes e Everaldo. Técnico: Marquinhos Santos.

Arbitragem: Diego Pompo Lopez (BA)

Horário: Domingo, 11h

Local: Beira-Rio

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)