Geral

São Lourenço do Sul registra caso de mormo

A doença infecto-contagiosa pode ser transmitida ao homem e também a outros animais

Compartilhe:
24/09/2019 - 14h16min Marcela Santos Corrigir

Nesta segunda-feira (23), foram registrados dois casos de mormo no Rio Grande do Sul, em São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha. Os casos foram confirmados pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, pelo exame de Western Blotting (WB), em exame confirmatório e conclusivo utilizado pelo Ministério da Agricultura para confirmação dos suspeitos.

O deputado estadual Zé Nunes (PT), que tem tratado o tema desde 2015, e este ano realizou audiências públicas em Arroio Grande, São Lourenço do Sul, Dom Pedrito e uma estadual em Porto Alegre, no último dia 12, lamentou. “Infelizmente nossa busca por tornar o Estado zona livre do mormo fica suspensa, depois de tanto esforço no sentido de debater e esclarecer sobre esta enfermidade. Pra quem é proprietário e cavalos, o custo dos exames exigidos se torna elevado, e todo processo laboratorial de teste inviabiliza a manutenção do cavalo por muitos que utilizam o animal para o trabalho ou para o lazer”, disse.

O RS teve seu primeiro caso de mormo confirmado em 2015, totalizando 47 focos de junho de 2015 até julho de 2017. O último foco de mormo no RS havia ocorrido em julho de 2017, fato que fez com que o Estado iniciasse a busca para pela zona livre da doença. Um dos critérios para isso está previsto na IN 06/2018, que prevê que o Estado esteja há pelo menos três anos sem registro nenhum novo foco da doença.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNET