Geral

Aberta a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social em São Lourenço do Sul

Ao longo do dia, o evento debate as políticas de assistência social, com participação do Executivo Municipal, profissionais e usuários do Sistema Único de Assistência Social

Compartilhe:
27/09/2019 - 14h27min Decom / SLS Corrigir

Foi aberta na manhã desta sexta-feira (27), no Salão Três de Maio, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, sob o tema: “Assistência Social: Direito do Povo, com financiamento Público e Participação Social”. Ao longo do dia, o evento debate as políticas de assistência social, com participação do Executivo Municipal, profissionais e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A realização é da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e o Conselho Municipal de Assistência Social.

O evento foi aberto com ênfase a importância da participação do cidadão nas discussões. “É importante para nós ter todos unidos em prol da assistência social. Eu sou usuário dos serviços da assistência social e sou muito satisfeito com o que é feito. Espero que continue assim”, disse Laércio Nebel, representante dos usuários. Nilziney Socorro do Rosário dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, desejou: “Que possamos sair daqui empoderados deste tema. As pessoas precisam entender e utilizar os serviços. As pessoas precisam entender a assistência social como um direito”.

Na sequência, Maria Lopes Rodrigues, representando o Conselho Estadual de Assistência Social, desejou um dia de reflexão e construção coletiva. Ela também foi palestrante pela manhã, com o tema: A Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social - Eixo 1 - O Direito a Assistência Social Direito Social, Proteção Social e Seguridade Social – Dever do Estado – Direito do Povo, Eixo 2 – Gestão, Execução e Financiamento da Política de Assistência Social e Eixo 3 – Participação e Controle Social.

Ainda na abertura, o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Valdoir Ribeiro, ressaltou a importância da Prefeitura proporcionar este momento “de luta inteligente para a construção. O financiamento público da assistência social não é favor, é um direito do cidadão, está na Constituição. Não se pode confundir o SUAS com assistencialismo. O SUAS é a pessoa conhecer seus direitos”, disse o secretário, ao citar vários programas sociais.

Por fim, o prefeito Rudinei Härter agradeceu aos presentes a quem definiu como extremamente importantes para a construção conjunta de propostas. “A minha alegria é ver vocês aqui reunidos para integrar as propostas daquilo que é direito de vocês. É importante para nós como gestores públicos saber o que vocês querem e precisam. Assim, sabemos que estamos fazendo o que é importante para vocês”, refletiu o prefeito.

Após a abertura, a programação seguiu com a palestra Maria Lopes Rodrigues e apresentação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A tarde haverá apresentação cultural do Grupo Conviver debates em grupos de trabalho, apresentação teatral da Apae e deliberação dos prioridades dos grupos de trabalho. Serão também eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Assistência Social. 

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABB