Rural

Secretaria de Agricultura do Estado e Emater apostam na diversificação de culturas agrícolas em Camaquã

Segundo Rodrigo Warlet Machado, região pode ser um polo na produção de uvas

Compartilhe:
03/10/2019 - 14h53min Assessoria Rodrigo Machado Corrigir

Na terça-feira (1º) o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri visitou Camaquã a convite do coordenador regional da Secretaria de Agricultura do Estado, Rodrigo Warlet Machado. A Emater e Secretaria de Agricultura do Estado trabalham para criar alternativas de renda, além do tabaco.

Sandri esteve reunido com técnicos da Emater do Escritório local, onde pode acompanhar as últimas atividades desenvolvidas pelo escritório, e se colocou a disposição para auxiliar no trabalho realizado no município. O gestor também esteve reunido com o prefeito de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira e secretários municipais. Na ocasião, Sandri concedeu entrevistas as emissoras de rádio, onde falou sobre o trabalho desenvolvido pela Emater, que está em todas as cidades do Estado, sendo um importante aliado no desenvolvimentos dos municípios. Ainda durante a visita, Sandri participou de um almoço com lideranças locais.

Segundo Machado, a Secretaria e a Emater vem buscando fontes de renda, além da produção do tabaco, especialmente a viticultura e olivicultura, que vem se destacando na região. Dom Feliciano dispõe de indústrias de processamento de azeite de oliva e de uvas, já Sertão Santana dispõe de indústria para uvas. “Vem crescendo em nossa região culturas paralelas à produção de tabaco, o que é ótimo principalmente para os pequenos produtores. Há bons projetos na região, se trabalharmos em conjunto, com união, todos ganham”, avalia o coordenador.

Em Camaquã, há diversos pequenos produtores de tabaco que estão investindo também na produção de uvas, e que contam com o apoio da Emater. “Nossa região pode se tornar um polo na produção de uvas”, afirma Machado. Na próxima semana lideranças de Dom Feliciano irão se reunir com o secretário de Agricultura do Estado, Covatti Filho para tratar da regularização da Cooperativa de Agropecuária Centro Sul (Coopacs) para produção de suco de uva. “A regularização é feita pelo Ministério da Agricultura, mas a Secretaria está apoiando e auxiliando nesse processo”, comenta Machado.

A Emater e a Secretaria de Agricultura do Estado apostam também no fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA como forma de aumentar a renda de pequenos produtores. No programa, o Poder Público compra hortaliças e frutas diretamente de quem produz, destinando os produtos para diversos fins, entre eles, a merenda escolar.

“Nossa região é rica, possui um grande potencial para diversas culturas agrícolas, com povo trabalhador e honesto”, afirma Machado. 

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
TBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTOR