Educação

Projeto “Lidando com emoções no ambiente escolar” inicia nas escolas de Camaquã

Desenvolvido pela Secretaria de Educação, projeto foi até a EMEF Dr. Nadir Medeiros

Compartilhe:
07/10/2019 - 16h41min SME / Edição: Blog do Juares Corrigir

Na manhã da última sexta-feira (4), a EMEF Dr. Nadir Medeiros, através da Secretaria Municipal da Educação, preparou um momento especial de formação aos alunos dos 7º e 8º Anos do Ensino Fundamental.  A proposta foi explanar sobre os relacionamentos entre colegas e amigos, motivação para os estudos, relações entre familiares X situações de conflito, preconceito e Bullying.

A Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação - Carina Rosa, com formação em Curso Normal (Magistério), Pedagogia e Psicologia e, cursando Especialização em Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, falou sobre essa temática. O tema de sua fala foi “As redes que me constituem como sujeito”

Neste sentido, a mesma falou sobre as influências que formam e constituem a personalidade, que somos seres com características indivuduais, porém da mesma espécie, portanto é importante estabelecer desde cedo atitudes de respeito para com o outro.

Falou ainda das relações com seus pares, a convivência com o próximo, a qual nem sempre é harmoniosa, mas que o pensar e ser diferente são o que determina o jeito de ser e viver de cada um, o que torna o mundo mais amplo e com maiores possibilidades.

Carina Rosa explicou sobre socialização e interação, as quais exigem atitudes de tolerância e compreensão para que possamos entender que todos tem o que contribuir para o nosso desenvolvimento e aprendizado.

Dentro dessa visão, a Assessora falou sobre o preconceito, a discriminação, os tipos de agressões: física, moral e psicológica, as quais machucam e ferem profundamente cada indivíduo, muitas vezes deixando marcas sérias para uma vida inteira. Nesse contexto, abordou sobre o Bullying, o qual faz parte dessa dinâmica extremamente negativa e que afeta muitas crianças, adolescentes e jovens que são vítimas dessa violência, ocasionando graves consequências e danos severos na autoestima, segurança, confiança e relações de afeto para com o outro, muitas vezes tornando a própria vítima, um agressor futuramente.

Após a explanação e exemplificação de muitos conceitos que envolvem as relações comportamentais e mentais dos indivíduos, Carina falou que cada um é responsável pelas por suas escolhas, que não importa o que fizeram com você, o que importa é o que você irá fazer com o que fizeram com você. Falou também que cada um pode ser a pessoa que desejar ser, basta ter alvos, metas e propósitos de vida. Explicou que as pessoas não podem deixar que o que disseram ou fizeram com elas, determinem quem realmente elas são ou almejam ser. Sempre é possível exercer a mudança e que mudar a nossa história de vida e ser diferente e melhor do que esperam que sejamos, é libertador, pois a resposta está em nossas mãos para o que pretendemos ser.

Uma das interfaces da inteligência emocional é saber lidar com as relações de conflito, saber estabelecer limites, saber dizer o “não”, quando algo nos é prejudicial e saber enfrentar os problemas de forma ajustada, tranquila e equilibrada. Essa proposta de lidar com as emoções no ambiente escolar, contribui de forma muito efetiva para que tenhamos adultos que saibam administrar seus conflitos tanto internos, como externos.

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASSUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBFUNERÁRIA BOM PASTORAFUBRA MAR 2024FUNERÁRIA CAMAQUENSE