Polícia

Pelotas é uma das cidades que mais registrou crimes de abigeato entre 2018 e agosto de 2019

No período, juntos, os municípios contabilizaram 585 casos

Compartilhe:
11/10/2019 - 16h40min Giulliane Viêgas / Diário Popular# Corrigir

Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Canguçu, Jaguarão e Pelotas são as cinco cidades da Região Sul que mais registraram crimes de abigeato em uma análise de 2018 até agosto de 2019. No período, juntos, os municípios contabilizaram 585 casos. As informações fazem parte de uma pesquisa do Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários da Universidade Católica de Pelotas (GITEP/UCPel) com base em um levantamento do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul e foram apresentadas nesta sexta-feira (11), na Associação Rural de Pelotas, durante Audiência Pública sobre segurança no campo. 

O estudo aponta a necessidade de uma Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) diante dos números dos crimes praticados na Zona Sul. A pesquisa sugere ainda alternativas para mudanças do cenário como planejamento adequado de políticas públicas bem como planejamento político através de evidências, melhorias no sistema de registro e publicização dos dados. "Tais análises, por si só, remetem à complexidade de um adequado planejamento de políticas públicas. A instalação da Decrab, cercamento eletrônico dos municípios e Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira, são ações viáveis para possível mudança", disse o coordenaodor do Gitep, pesquisador e professor da UCPel, Luis Antônio Bogo Chies, durante apresentação do estudo. 

O deputado federal Afonso Hamm (PP) falou dos projetos de sua autoria aprovados sobre o porte de arma no interior das propriedades rurais e o aumento da pena para crimes de abigeato. “Não se trata de armar as pessoas, mas propiciar condições de legítima defesa para que os trabalhadores continuem com suas atividades no campo”, avaliou. Além dele, o deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB) disse que o tema é pauta na Assembleia. O parlamentar ainda falou sobre a insegurança vivida pelos moradores da Zona Rural. 

Abigeatos na Zona Sul 2018/2019

Santa Vitória do Palmar:

94

65

Rio Grande:

102

57

Canguçu:

38

47

Jaguarão:

41

40

Pelotas:

68

33

Herval: 

47

32

Arroio Grande: 

21

25

Piratini:

30

23

Pinheiro Machado: 

31

21

São José do Norte:

34

15

Capão do Leão: 

18

14

Chuí: 

28

12

Pedras Altas:

20

12

São Lourenço do Sul:

16

12

Cerrito:

6

12

Tavares:

20

Morro Redondo:

4

5

Pedro Osório:

25

4

Santana da Boa Vista:

8

4

Amaral Ferrador:

3

2

Arroio do Padre:

2

1

Turuçu:

0

1

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASSUPER SÃO JOSÉ
AABBFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)