Geral

Rio Grande do Sul tem queda de granizo e casas danificadas por temporal

De acordo com a Somar Meteorologia, pelo menos sete municípios tiveram queda de granizo no domingo (13)

Compartilhe:
14/10/2019 - 10h52min Corrigir

Depois de registrar temperaturas altas no fim de semana, a chegada de uma frente fria trouxe chuva e provocou queda de granizo no Rio Grande do Sul, no domingo (13). De acordo com a Somar Meteorologia, pelo menos sete cidades registraram o fenômeno. (veja a lista abaixo)

Em Candelária, no Vale do Rio Pardo, algumas localidades tiveram queda de granizo por volta das 14h30 de domingo. De acordo com a Defesa Civil Municipal, o fenômeno durou pouco tempo e, até por volta de 8h30 desta segunda-feira (14), apenas uma família havia comunicado prejuízo.

"Ontem caiu granizo em algumas localidades, poucas pedras, mas de tamanho grande, tamanho de um ovo de galinha. Dano por enquanto de uma casa, na localidade de Sanga Funda. Danificou todo o telhado, mas já foi colocada uma lona", relatou o coordenador da Defesa Civil da cidade, Alcione Silva de Castro.

Em Santa Maria, na Região Central, um morador registrou o fenômeno no bairro Lorenzi, no fim da tarde de domingo.

Cidades com queda de granizo

  • Caxias do Sul
  • Farroupilha
  • Garibaldi
  • Santa Maria
  • Candelária
  • Novo Cabrais
  • Três Cachoeiras

Granizo também em Vacaria

Em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, depois de os termômetros alcançarem os 32,7°C, a chuva chegou em forma de temporal. De acordo com a Defesa Civil, em algumas localidades, teve queda de granizo, mas não houve relatos de estragos em residências por conta do mau tempo.

"Teve ocorrência de granizo, de vento, sim, mas nada fora da normalidade", informou por volta das 9h desta segunda ao G1 a coordenadora da Defesa Civil de Vacaria, Sirlei Castagna.

Danos em 40 casas no Noroeste

O vento forte e a chuva deixaram prejuízos em Doutor Maurício Cardoso, na Região Noroeste. De acordo com a Defesa Civil, 40 casas foram atingidas no domingo, por volta das 16h. A maior parte fica em localidades do interior.

Foram casos pontuais, com telhados quebrados. Nenhum morador precisou sair de casa. De acordo com a Defesa Civil, a situação está controlada e as famílias atingidas estão recebendo ajuda.

Houve queda de granizo em uma localidade no interior de Crissiumal, mas, segundo a prefeitura, sem registro de danos.

Previsão do tempo para a terça

 

Predomínio da chuva no RS deve se manter nesta terça-feira (15)

Na terça-feira (15), a chuva continua volumosa ao longo de todo o dia, praticamente sem períodos de melhoria. Os acumulados diários ainda devem ser elevados e podem provocar transtornos. As temperaturas ficam amenas.

A chance de raios e trovões diminui na maior parte do estado. Condições para descargas elétricas ficam mais restritas ao noroeste gaúcho.

Em Porto Alegre, a chuva será intercalada com períodos de tempo nublado. A mínima prevista é de 14°C, e a máxima, de 20°C.

De acordo com a Somar, a instabilidade no estado deve seguir até o fim da semana, com risco de temporais entre a quinta (17) e a sexta-feira (18) especialmente no norte gaúcho. Nas áreas de fronteira com o Uruguai, a tendência é de diminuição do tempo instável.

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
AFUBRA MAR 2024
CÂMERAS
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORAABBSUPER SÃO JOSÉAFUBRA MAR 2024CÂMERASTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARES