Esportes

Grêmio vence o Botafogo por 3 a 0 e mantém vivas esperanças de alcançar o G4

Em partida decisiva após eliminação da Libertadores, Tricolor mostrou recuperação e ganhou com gols de Maicon, Thaciano e Everton

Compartilhe:
27/10/2019 - 19h41min Corrigir

Disposto a virar a página após a eliminação da Libertadores, o Grêmio entrou em campo contra o Botafogo para recuperar o moral e conseguir uma recuperação a fim de garantir uma vaga no G4 do Brasileirão. Em uma tarde chuvosa de domingo (27) e com menos de 10 mil pessoas na Arena, o Tricolor não abriu mão de seu estilo de jogo de intensa troca de passes e demonstrou espírito competitivo para bater os adversários por 3 a 0. No primeiro tempo, Maicon abriu o marcador. Já na etapa complementar, Thaciano e Everton ampliaram. 

Com o resultado, o Grêmio se mantém na 7ª posição, mas agora com 44 pontos. Na próxima rodada, no Rio, o Grêmio enfrenta o Vasco, às 21h30min. 

O Tricolor entrou em campo com mudanças na escalação em relação à fatídica partida da última quarta-feira, quando levou 5 a 0 do Flamengo. Sem André, suspenso, o técnico Renato Portaluppi recorreu a Tardelli para a função de centroavante. Paulo Miranda perdeu a vaga na lateral-direita para Leo Moura. No meio campo, Michel saiu do time e Alisson atuou mais centralizado, enquanto Luciano entrou no time pela direita.

Primeiro tempo

O Tricolor se postou de forma intensa e com marcação adiantada, pressionando a saída dos adversários e mantendo sua tradicional troca de passes desde o início. E foi após uma jogada do estilo que Leo Moura cruzou rasteiro e sobrou para Tardelli, do outro lado da área. O camisa 9 mandou de volta para o lateral, que tentou finalizar de primeira com a perna direita, chutando no ar, e mandou para fora.

Quando conseguiu avançar à sua metade de ataque, o Botafogo apostava principalmente nos lançamentos aéreos e longos. Geromel, atento, fazia os cortes sem dificuldades. No momento em que os adversários tentaram jogar com a bola no chão, foram desarmados e o Grêmio armou contra-ataque mortal. Matheus Henrique iniciou a jogada em velocidade com Tardelli, que conduziu à lateral. Como não conseguiu o cruzamento, voltou a jogada. Depois de quase um minuto de troca de passes, aos 11, Luciano achou espaço em meio à zaga e encontrou Maicon, que, num toque por cima de Gatito, abriu o marcador.

A vantagem não fez o Grêmio mudar de postura, e o time e Renato continuou com postura agressiva. Aos 23, os jogadores pediram pênalti em Luciano, mas, após escutar o VAR, o árbitro mandou o jogo seguir. Embalado, o Tricolor conseguiu manter a pressão e quase chegou ao segundo gol com Everton. Após a zaga interceptar passe de Maicon, Luciano ficou com o rebote e cruzou para Everton, que finalizou de voleio pela linha de fundo.

Depois da confronto parar para atendimento em Gatito (em choque com Tardelli) e Geromel e Diego Souza, que dividiram de cabeça em jogada aérea, o Botafogo cresceu e começou a impor perigo. Dos pés de Victor Rangel, quase saiu um golaço na Arena. Ele dominou após bate-rebate na área e emendou de bicicleta, que passou cruzada em frente à goleira. Foi a melhor chance do time carioca, que cresceu e também viu o adversário cair de produção.

Com o nível emparelhado, as equipes ainda arriscaram alguns chutes de longe e uma chance cada de marcar cada. Na primeira grande defesa de Paulo Victor, aos 42, ele espalmou para escanteio depois de chute de Diego Souza num contra-ataque de velocidade. Já o Tricolor quase ampliou o marcador já nos acréscimos, quando Luciano cobrou falta sofrida por Alisson a um passo na linha da área no travessão. 

Segundo tempo

Com seu conhecido corte para a direita e chute colocado, Everton exigiu uma bela defesa de Gatito logo nos primeiros minutos da metade final. O Botafogo tentou reagir rápido com Marcinho pela direita, mas Geromel fez corte milimétrico para evitar que a bola chegasse a Victor Rangel. Depois de um recomeço que indicou um teor energético, os times acertaram a marcação e fecharam os espaços, dificultando as jogadas dos oponentes e criando uma partida de bate e rebate entre entre os times.

Nessa dinâmica, o Grêmio levou vantagem e chegou mais perto de aumentar a vantagem. Aos 14, Tardelli tabelou com Leo Moura, mas teve chute interceptado, conseguindo escanteio. Depois da cobrança, a bola sobrou para Matheus Henrique, que adentrou na grande área e bateu firme; o goleiro paraguaio caiu para  esquerda em outra boa defesa. Buscando maior mobilidade e rapidez, Renato lançou Pepê e Thaciano nos lugares de Alisson e Luciano.

As mudanças tiveram efeito rápido. Aos 25, Tardelli disparou pela esquerda e ingressou na área após deixar Carli para trás. Bateu cruzado, Gatito espalmou mal e a ficou dentro da área. Mais rápido do que os zagueiros, Thaciano se antecipou e só precisou empurrar para dentro da goleira: 2 a 0.

Bastante criticado após a eliminação para o Flamengo, Everton teve participativo efetiva na segunda metade do jogo deste domingo. E foi de seus pés que começou e terminou a jogada do terceiro gol do time gaúcho. Quando o relógio marcava 35,  Cebolinha invadiu a área pela esquerda e cruzou rasteiro. A bola atravessou a área e parou nos pés de Pepê, que escorou para Thaciano bater em cima de Gatito. No rebote, Everton chutou e consolidou o placar.

O camisa 11 ainda teve outra chance de ampliar, aos 43: cara a cara com Gatito, depois de deixar os zagueiros para trás na velocidade, tentou o chute cruzado, mas o goleiro fez a defesa, impendindo o placar ainda mais elástico. 

Brasileirão 2019

Grêmio 3 
Paulo Victor; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon (Rômulo), Matheus Henrique, Alisson (Pepê) e Everton; Luciano (Thaciano), Diego Tardelli. Técnico: Renato Portaluppi.

Botafogo 0
Gatito Fernández; Marcinho, Joel Carli, Gabriel e Yuri; João Paulo, Cícero, Luiz Fernando (Rhuan), Diego Souza e Leo Valencia (Igor Cássio); Victor Rangel (Alex Santana), Yuri. Técnico: Alberto Valentim.

Gols: Maicon, Thaciano, Everton
Arbitragem: Rafael Traci (SC), auxiliado por Helton Nunes (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC). Arbitro de vídeo: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
Local: Arena, em Porto Alegre

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
AFUBRA MAIO 2024
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
TBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBAFUBRA MAIO 2024CÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES