Rural

Poços artesianos serão construídos no interior de Camaquã

Secretaria de Agricultura do Estado está abrindo poços na região, com o objetivo de garantir segurança hídrica em períodos de estiagem
29/10/2019 - 14h11min Ascom Rodrigo Machado Corrigir

Nesta terça-feira (29) o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado, Covatti Filho e o chefe de gabinete, Erli Teixeira receberam Rodrigo Wartlet Machado, coordenador regional; Abner Dillmann, secretário municipal de Agricultura; vereador Ronaldo Ulguim (Progressistas); assessora parlamentar Clair Fernandes; Ronaldo Araujo e Alan Westphal, representantes dos moradores da localidade de Figueira Marcada.

A reunião marcada pelo assessor regional teve como objetivo a entrega da solicitação de dois poços artesianos em Camaquã: um na localidade de Figueira Marcada e outro poço na esquina da Pacheca. Camaquã segue o exemplo de Dom Feliciano e outros municípios da região, solicitando a abertura dos poços. Camaquã e municípios da região fazem parte do Lote 15 e estão no cronograma de execução da Secretaria.

A Secretaria de Agricultura do Estado irá ceder um geólogo que deve apontar o melhor local para instalação dos poços e fornecer o licenciamento ambiental, que juntos somam mais de R$ 4 mil, bem como a cedência da máquina perfuratriz e equipe técnica que irá realizar o trabalho. Já a prefeitura de Camaquã deve fornecer o óleo para a máquina, estadia para a equipe, rede hídrica para as residências, caixas d’água e bombas para os poços, além da outorga. “Será um serviço realizado por profissionais capacitados. Serão poços que irão atender as demandas das comunidades”, afirma Machado.

A medida irá beneficiar 16 famílias da localidade de Figueira Marcada e 25 da esquina da Pacheca. A esquina da Pacheca já possuí poço artesiano, no entanto, sua vazão é insuficiente para atender as demandas da comunidade, dessa forma, um novo poço será aberto, mas reaproveitando a estrutura existente, proporcionando economia aos cofres públicos.

No encontro, Machado solicitou ao secretário Covatti Filho uma atenção especial a outro poço na Pacheca. O poço localizado próximo à subprefeitura, responsável também por abastecer a escola da comunidade, tem baixa vazão, sendo necessária a reabertura. “O secretário é sensível as demandas da nossa região e afirmou que quando a equipe da pasta estiver na localidade, irão atender também esse poço”, comemora o coordenador, destacando que a situação deve ser resolvida.

Segundo Rodrigo Warlet Machado, a abertura de poços artesianos representam segurança hídrica as comunidades em períodos de estiagem, garantindo água de qualidade e quantidade para as pessoas. “A segurança hídrica é uma preocupação do secretário Covatti Filho. Estamos trabalhando para que os produtores de Camaquã e região tenham água de qualidade, principalmente em períodos de seca”, avalia Machado, agradecendo o trabalho desenvolvido pelo secretário Covatti Filho e sua equipe.  

MAIS NOTÍCIAS

LAVAGEM FERNANDES
ART MÓVEIS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
GRUPO WHATSAPP
RÁDIO SÃO JOSÉ
ADRIANO CONRADO
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
ELETRO CLIC
ROGÉRIO CALÇADOS
OLIDATA
BRICK DO TOMAZ
Petroman
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +