Rural

Poços artesianos serão construídos no interior de Camaquã

Secretaria de Agricultura do Estado está abrindo poços na região, com o objetivo de garantir segurança hídrica em períodos de estiagem

Compartilhe:
29/10/2019 - 14h11min Ascom Rodrigo Machado Corrigir

Nesta terça-feira (29) o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado, Covatti Filho e o chefe de gabinete, Erli Teixeira receberam Rodrigo Wartlet Machado, coordenador regional; Abner Dillmann, secretário municipal de Agricultura; vereador Ronaldo Ulguim (Progressistas); assessora parlamentar Clair Fernandes; Ronaldo Araujo e Alan Westphal, representantes dos moradores da localidade de Figueira Marcada.

A reunião marcada pelo assessor regional teve como objetivo a entrega da solicitação de dois poços artesianos em Camaquã: um na localidade de Figueira Marcada e outro poço na esquina da Pacheca. Camaquã segue o exemplo de Dom Feliciano e outros municípios da região, solicitando a abertura dos poços. Camaquã e municípios da região fazem parte do Lote 15 e estão no cronograma de execução da Secretaria.

A Secretaria de Agricultura do Estado irá ceder um geólogo que deve apontar o melhor local para instalação dos poços e fornecer o licenciamento ambiental, que juntos somam mais de R$ 4 mil, bem como a cedência da máquina perfuratriz e equipe técnica que irá realizar o trabalho. Já a prefeitura de Camaquã deve fornecer o óleo para a máquina, estadia para a equipe, rede hídrica para as residências, caixas d’água e bombas para os poços, além da outorga. “Será um serviço realizado por profissionais capacitados. Serão poços que irão atender as demandas das comunidades”, afirma Machado.

A medida irá beneficiar 16 famílias da localidade de Figueira Marcada e 25 da esquina da Pacheca. A esquina da Pacheca já possuí poço artesiano, no entanto, sua vazão é insuficiente para atender as demandas da comunidade, dessa forma, um novo poço será aberto, mas reaproveitando a estrutura existente, proporcionando economia aos cofres públicos.

No encontro, Machado solicitou ao secretário Covatti Filho uma atenção especial a outro poço na Pacheca. O poço localizado próximo à subprefeitura, responsável também por abastecer a escola da comunidade, tem baixa vazão, sendo necessária a reabertura. “O secretário é sensível as demandas da nossa região e afirmou que quando a equipe da pasta estiver na localidade, irão atender também esse poço”, comemora o coordenador, destacando que a situação deve ser resolvida.

Segundo Rodrigo Warlet Machado, a abertura de poços artesianos representam segurança hídrica as comunidades em períodos de estiagem, garantindo água de qualidade e quantidade para as pessoas. “A segurança hídrica é uma preocupação do secretário Covatti Filho. Estamos trabalhando para que os produtores de Camaquã e região tenham água de qualidade, principalmente em períodos de seca”, avalia Machado, agradecendo o trabalho desenvolvido pelo secretário Covatti Filho e sua equipe.  

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
AFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉAFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASAABB