Cultura

25ª Romaria das Capelinhas reúne 20 mil romeiros em Guaíba

Romaria das capelinhas comemorou o jubileu de prata, e registrou o maior número de participantes nestes 25 anos estimativa é de que se chegou na casa dos 20 mil romeiros

Compartilhe:
30/10/2019 - 14h36min Nelson Goulart / Blog do Juares Corrigir

De mãos dadas e sentimentos unidos, há 12 anos os peregrinos caminham 24 quilômetros durante toda a noite do Distrito Bom Retiro até a paróquia Nossa Senhora de Fátima em Guaíba. Abrindo desta maneira, a Romaria das Capelinhas.O desafio foi lançado em 2007, pelo então padre e hoje Bispo da Diocese de Vacaria, Dom Silvio Guterres Dutra.

Em 2019, muita fé oração e alegria marcaram a caminhada noturna, e a escuridão foi rompida pelo clarão da fé de centenas de peregrinos. E no dia seguinte motivados pela fé os fiéis partiram de diversas caminhadas saindo do município vizinho Eldorado do Sul e dos bairros de Guaíba como São Francisco, São Jorge, Cohab Santa Rita e da Paróquia Nossa Senhora do Livramento na região central. Em suas mãos carregavam com todo carinho e zelo as capelinhas de Nossa Senhora, no coração de cada um havia uma prece, um pedido ou um agradecimento como de uma romeira que saiu da vila São Francisco no bairro Bom Fim, que trazia na mão direita a capelinha de Nossa Senhora Aparecida, e na mão esquerda ela cajado, pois há alguns meses atrás havia passado por uma cirurgia mas não quis ficar de fora.“Eu fiz uma cirurgia no joelho há seis meses e prometi a mãe carregar ela e estou carregando, Nossa Senhora é tudo para mim, tudo de bom na minha vida vem dela”, disse emocionada a romeira que afirmou que mesmo se recuperando não iria deixar de ir até a beira levando Nossa Senhora “Não vou desistir vou até lá. Me recuperei graças a ela”, concluiu.

Cenas como esta foram vistas durante toda a peregrinação onde pessoas caminhavam sustentadas pela fé, contavam com o apoio do irmão ao lado para dar um ombro ou o braço, alguns optaram e irem de pés descalços, em uma conversa íntima com Nossa Senhora, “Mãe é Mãe... ela cuida dos seus filhos, e cada filho busca a ajuda da mãe, benção, proteção, súplicas pela saúde, é assim que celebramos neste jubileu de prata, sair às pressas para cuidar da vida, mas não sozinhos e sim com Maria e seu filho Jesus”. Disse a coordenadora do evento Irmã Nilva Dal Bello, que ao lembrar de 25 anos atrás, quando apenas 90 pessoas participaram da primeira caminhada, ela chega a ficar sem palavras ao ver o quanto o evento religioso dedicado à Nossa Senhora das Capelinhas cresceu e virou a maior demonstração Pública de fé da região. 

“A emoção toma conta, porque nós estamos acreditando no sonho de Deus, que é possível sonhar é possível darmos um pouco mais para construir um momento belíssimo, não só este momento mas ao longo de todo o ano podemos celebrar, tudo é vida tudo é ação de Deus”, concluiu Nilva.

Ao chegarem no Parque da Juventude, os romeiros presenciaram o encontro da natureza com a fé e participaram da Missa Campal e no final da celebração litúrgica eles ouviram a benção do Papa Francisco, enviada a eles pelos 25 anos da Romaria das Capelinhas e em seguida foi apresentado o tema da 26º Romaria das Capelinhas 2020 “Nossa Missão é Acolher e Proteger a Vida”.

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
CÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABB