Geral

Mercado Livre terá centro de distribuição em Gravataí

Condomínio da GLP no município da Região Metropolitana já abriga CDs de Lojas Lebes, Ford, Yapp e Flexul

Compartilhe:
04/11/2019 - 09h49min Jornal do Comércio Corrigir
A rota de investimentos do market place argentino Mercado Livre no Brasil irá incluir um novo Centro de Distribuição (CD) no Rio Grande do Sul, em Gravataí. A empresa vai operar em uma área de cerca de 50 mil metros quadrados, na Região Metropolitana de Porto Alegre, dentro do condomínio logístico da multinacional GLP, às margens da RS-118, onde hoje já estão instalados os CDs de Lojas Lebes, Ford, Yapp e Flexul. O local é o terceiro CD da companhia argentina no Brasil - os outros dois estão localizados em São Paulo, nos municípios de Louveira e Cajamar. O início da operação em Gravataí está previsto para o primeiro trimestre de 2020.
 
De acordo com o Mercado Livre, a unidade faz parte do plano de expansão da malha logística da empresa para reduzir cada vez mais o custo e o tempo de entrega dos produtos que são vendidos no portal mercadolivre.com.br. Ainda segundo a empresa, o novo Centro de Distribuição, assim como os outros dois existentes, atuará com o serviço de Fulfillment - modelo logístico em que o Mercado Livre que fica responsável por todo o processo de estoque dos vendedores e entrega dos produtos aos compradores.
 
De acordo com o secretário da Fazenda de Gravataí, Davi Keller Severgnini, o faturamento esperado pela empresa e declarado ao município é de R$ 450 milhões em cinco anos. Mas como a empresa ficará instalada em um condomínio logístico já existente, o investimento do Mercado Livre na cidade será basicamente dentro do pavilhão locado. "Não há um grande desembolso de implantação, mas sim investimentos em adequação de prateleiras e robôs", afirma Severgnini.
 
No projeto apresentado à prefeitura a empresa fala em 2 mil empregos, diretos e indiretos, o que, de acordo com Severgnini, não deve ser apenas a cidade, mas incluindo profissionais que atuarão nas entregas nos três estados do Sul. Para se instalar na cidade o Mercado Livre teve garantida a isenção de IPTU, já concedido a todo o condomínio da GLP, além de liberação de pagamentos de taxas de licenciamento e a cobrança da mínima alíquota possível de ISSQN permitido por lei, de 2%.
 
"Gravataí tem uma vantagem competitiva em termos de logística importante, o que certamente contribui para a escolha pela cidade, que conta com ligação, por exemplo, com a RS-118 e Freway, que se conecta a BR-101, indo até o centro do País", destaca o secretário da Fazenda da cidade.
 
Em balanço publicado pelo Mercado Livre no dia 31 de outubro a empresa destacou o crescimento de 25% em um ano no número de consumidores brasileiros que estão usando o portal de compras, o que explica o investimento em mais um CD no País. Durante o terceiro trimestre desta ano o Mercado Livre diz ter alcançado um marco histórico importante em seu Volume Total de Pagamentos na Argentina e Brasil crescendo 63% e 52%, respectivamente.

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AFUBRA MAR 2024
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
TBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAFUBRA MAR 2024
AABBFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)