Saúde

Cerca de 35% dos brasileiros vive sem esgoto, mas 80% já tem acesso à internet, diz IBGE

Do total de pessoas vivendo em casas sem saneamento básico, 63%, ou 46,526 milhões de pessoas moram no Norte ou no Nordeste
06/11/2019 - 13h37min Corrigir

Pouco mais de um terço dos brasileiros vivem em domicílios sem coleta de esgoto sanitário. O quadro, que se mantém praticamente inalterado nos últimos anos, é pior nas regiões Norte e Nordeste. São 74,156 milhões de brasileiros, ou 35,7% da população total, vivendo nessas condições, mostra a Síntese de Indicadores Sociais (SIS), com dados de 2018, divulgada nesta quarta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Apesar da mazela, o acesso à internet, disponível para 166 milhões de brasileiros, segue crescendo rapidamente. Do total de pessoas vivendo em casas sem esgoto, 63%, ou 46,526 milhões de pessoas moram no Norte ou no Nordeste.

No Norte, 79,3% dos habitantes moram em domicílios sem esgoto sanitário. No Nordeste, a proporção da população local vivendo nessas condições é de 57,1%, também acima da média nacional. "Não é só o fato de ser população mais rural. Os próprios domicílios urbanos do Norte e Nordeste têm menos acesso a saneamento que os outros domicílios urbanos de outras regiões", afirmou Bruno Perez, técnico da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE. 

O quadro mudou pouco nos últimos anos porque a proporção de pessoas em casa sem coleta de esgoto em 2016 era de 36,3%. No Norte, a mazela diminuiu entre 2016 e 2018, mas muito pouco, de 82,3% da população total da região para os 79,3% atuais. Mesmo sem coleta de esgoto em casa, as famílias brasileiras possuem bens como geladeira e telefones. 

Em 2018, 96,0% da população residia em domicílios com pelo menos um aparelho telefônico de linha fixa ou ao menos um morador com aparelho celular. A geladeira estava presente no domicílio de 98,3% dos brasileiros. Com a tecnologia móvel, a disseminação dos celulares leva a internet para a maioria da população: 79,9% dos brasileiros vivem em lares com internet, fixa ou móvel. Isso que dizer que 166 milhões de brasileiros já têm algum acesso à rede. 

Mesmo na população vivendo abaixo da linha de pobreza, 65,9% têm internet em casa, seja móvel ou fixa. "O acesso (à internet) é principalmente por celular", disse Perez, do IBGE. O acesso cresce rapidamente, pois, em 2016, 68% dos brasileiros viviam em lares com internet. Na prática, entre 2016 e 2018, 26,934 milhões de pessoas passaram a ter algum acesso à rede em casa.

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
ELETRO CLIC
Petroman
RÁDIO SÃO JOSÉ
BRICK DO TOMAZ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ART MÓVEIS
LAVAGEM FERNANDES
ADRIANO CONRADO
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
SUPER SÃO JOSÉ
ROGÉRIO CALÇADOS
OLIDATA
GRUPO WHATSAPP
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +