Saúde

Chega a 25 número de casos confirmados de sarampo no RS

Ocorrências foram registradas em seis cidades, sendo 10 delas em Porto Alegre

Compartilhe:
07/11/2019 - 17h52min Corrigir

Subiu para 25 o número de casos confirmados de sarampo em todo o Rio Grande do Sul em 2019. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, outros 42 casos permanecem em análise, enquanto 462 suspeitas foram descartadas (entre elas, casos de rubéola). O Brasil enfrenta surto da doença e já registrou 9.304 casos confirmados de sarampo, 90% dos quais concentrados no estado de São Paulo. Os casos do Estado foram confirmados em Porto Alegre (10 ocorrências), Cachoeirinha (7), Gravataí (4), Ijuí (2), Dois Irmãos (1) e Canoas (1). Os dois casos mais recentes envolveram moradores de Porto Alegre e Cachoeirinha.

No caso de Cachoeirinha, o paciente tem dois anos, não possui história de viagem nem de contato com caso confirmado anteriormente. O paciente de Porto Alegre, um homem de 27 anos, teve contato recente com outra pessoa já infectada pelo vírus. Quatorze pessoas já morreram em decorrência da doença nos últimos meses, 13 delas em São Paulo e uma em Pernambuco. Em virtude da gravidade que o quadro clínico pode alcançar, o governo reforça a importância da vacinação – única forma de prevenção da doença, já que não há tratamento espec

 

A campanha nacional de imunização contra o sarampo encerrou em 25 de outubro, mas as unidades de saúde seguem ofertando as doses do soro no restante do ano, como parte do calendário vacinal. O surto é considerado encerrado 90 dias após o registro do último exantema maculopapular, que consiste no surgimento das lesões avermelhadas na pele do doente. Além das lesões, os pacientes podem apresentar tosse, coriza e/ou conjuntivite.

A maior parte dos diagnósticos positivos se dividem entre “origem inconclusiva” ou “sem histórico de viagem e/ou contato com paciente doente” – levando à possibilidade de que sejam autóctones, contraídos em solo gaúcho. O último caso do tipo, oficialmente confirmado pelas autoridades de saúde do Rio Grande do Sul, é de 1999.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉ
CÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABB