Política

Câmara Municipal prorroga prazo para inscrição no Programa Vereador Mirim 2019

Os alunos podem enviar a redação até às 15h do dia 22 de novembro

Compartilhe:
12/11/2019 - 14h25min Ascom Câmara de Vereadores de Camaquã Corrigir

A Câmara Municipal de Camaquã prorrogou o prazo para inscrição no Programa Vereador Mirim 2019. Sendo assim, os alunos podem enviar a redação até às 15h do dia 22 de novembro. O edital do concurso, que tem a segunda edição neste ano, foi lançado no dia 1º de novembro.

A atividade educativa contempla todas as escolas de Camaquã – municipais, estaduais e privadas – e é voltada para alunos que estejam cursando do 6º ao 9º ano. Neste caso, 33 escolas estão aptas a apresentar aos alunos a ideia com o objetivo de despertar o interesse de participação deles no programa.

O que é o Programa Vereador Mirim?

O Programa Vereador Mirim foi criado no ano passado em Camaquã, pelo Poder Legislativo. A atividade pretende promover a relação entre a Câmara Municipal e as escolas sediadas no Município e aguçar a participação cidadã dos estudantes. Os alunos que estejam regularmente matriculados  do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental poderão participar, por meio de um concurso de redação, e apresentar ideias para o desenvolvimento municipal.

Um grupo de 15 estudantes, o mesmo número de parlamentares, irá compor a Câmara Mirim e desenvolverá projetos para melhorar a vida das pessoas. O mandato simbólico dos vereadores mirins será de um ano e terá, entre outras atividades, reuniões preparatórias e uma Sessão Solene ainda sem dada marcada.

Como participar?

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental serão orientados, nas escolas que quiserem participar do programa, a escrever uma redação de no máximo 30 linhas. Cada instituição de ensino participante avaliará as redações internamente e enviará apenas uma para a Câmara Municipal.

Em 2019 as redações têm a temática “Vereador: cidadania e trabalho por uma cidade melhor”. Após o recebimento de uma redação, por cada escola que aderir ao Programa Vereador Mirim, uma comissão avaliadora, formada por professores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), examinará os trabalhos e apontará os 15 melhores. Após isso, os nomes dos 15 vereadores mirins serão divulgados no dia 16 de dezembro.

Caso a escola avalie como necessário haverá a realização de oficinas de subsídio à redação pela Ouvidoria. Para a escola interessada receber a oficina deverá contatar o Setor de Ouvidoria Legislativa, e se informar sobre a disponibilidade de agenda e local.

 tregue até o prazo mencionado, o aluno será desclassificado.

Como a escola vai enviar a redação escolhida?

Após a escolha interna da redação a direção da escola deverá entregar, presencialmente, ou encaminhar via o e-mail [email protected],  até às 15h do dia 22 de novembro de 2019, o texto na Ouvidoria da Câmara Municipal – Rua: João de Oliveira, nº 147, Centro – junto com a ficha de inscrição do aluno, preenchida e assinada pela própria direção da instituição de ensino, e ainda, pelo pai, mãe ou responsável pelo aluno.

Os textos enviados digitalizados deverão ser claros, de fácil leitura, e a via original deverá ser apresentada na Ouvidoria Legislativa, para conferência de autenticidade do documento, até às 12h do dia 13 de dezembro. Caso a via original não seja enInformações

 

Em caso de dúvidas, contate a Câmara Municipal de Camaquã pelo e-mail: [email protected] ou ligue (51) 3671-7518, (51) 99983-9377,  e fale com a coordenadora do Memorial da instituição, Andréia Becker. O horário de funcionamento se estende das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, exceto nos finais de semana e nos feriados.

 

Cronograma do Vereador Mirim 2019

Lançamento do edital no dia 1º de novembro

Envio das redações selecionadas até às 15h do dia 22 de novembro, em primeira chamada,  com opção de envio digital para o e-mail oficial da Ouvidoria Legislativa - [email protected] ;

Entrega das redações selecionadas até 13 de dezembro; em segunda chamada, último prazo para entrega presencial;

Correção e avaliação, por parte da Comissão Avaliadora, das redações selecionadas até 16 de dezembro

Divulgação dos resultados em 16 de dezembro

Reunião Preparatória dos Vereadores Mirins dia 19 de dezembro

Sessão Solene do Programa Vereador Mirim no decorrer de 2020

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASAABBSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSE