Geral

Fepam inicia monitoramento da qualidade das águas do litoral gaúcho

Projeto Balneabilidade começa a ser realizado no domingo (17), em 43 locais do litoral e de rios do RS
16/11/2019 - 09h53min Xaene Pereira/Ascom Sema Corrigir

O Departamento de Qualidade Ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) inicia no domingo (17) o Projeto Balneabilidade. O monitoramento da qualidade das águas dos balneários e praias gaúchas será realizado em pontos de 43 municípios dos litorais Norte, Médio e Sul e das regiões hidrográficas do Guaíba e do Uruguai.

Os resultados serão disponibilizados todas as sextas-feiras, entre 20 de dezembro e 28 de fevereiro, por meio da página da Fepam, redes sociais, site Sistema de Balneabilidade – Baln e do web aplicativo. Os banhistas que acessarem o sistema devem ficar atentos aos símbolos que indicam se a água está própria ou não para banho.

fepam símbolos praiasFoto: Divulgação / Fepamlocais banho símbolos fepam praiasFoto: Divulgação / Fepam

Para analisar as condições bacteriológicas nas praias e balneários, é utilizado o parâmetro da bactéria Escherichia coli. Sua presença sugere a possibilidade de haver, naquele local, micro-organismos intestinais capazes de provocar doenças.

Nos balneários de Pelotas, de Tapes e na Lagoa do Peixoto, em Osório, é realizada também a contagem de cianobactérias, organismos potencialmente produtores de toxinas que podem levar a intoxicações agudas ou crônicas.

Nos balneários de água salgada do Litoral Norte, as coletas e análises são feitas pela Fepam (31 pontos), nos balneários da Praia do Laranjal pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep – 10 pontos), e pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan – 51 pontos) nos demais balneários do Estado.

Projeto Balneabilidade

A Fepam realiza o Projeto Balneabilidade desde o verão de 1979/1980, divulgando aos veranistas informações sobre as condições da qualidade das águas das praias litorâneas, lagunares e de rios do Rio Grande do Sul.

Para facilitar a comunicação, foi desenvolvido, com apoio da Procergs e do Corpo de Bombeiros, o site Sistema de Balneabilidade – Baln e o web aplicativo. O serviço pode ser acessado através dos sistemas Android e iOs e, para obter o ícone de atalho na tela do smartphone ou tablet, basta acessar o site.

No site e aplicativo também são disponibilizadas informações sobre previsão do tempo e condições de segurança para banho.

MAIS NOTÍCIAS

SPEED CAR
ECONÔMICA MÓVEIS E ELETRO
SUPER SÃO JOSÉ
ROGÉRIO CALÇADOS
ELETRO CLIC
JOMAR GÁS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
RÁDIO SÃO JOSÉ
Petroman
OBA OBA
FORMATTA RH
FUNERÁRIA JARDIM
PEGLOW
Lucas Imobiliária
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ADRIANO CONRADO
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +