Geral

FOTOS: gaúcha conquista primeiro lugar em concurso fotográfico de ONG de proteção à natureza

Gabriela Schuck conquistou prêmio da World Wide Fund for Nature (WWF)

Compartilhe:
20/11/2019 - 15h38min Corrigir

O clique de um filhote de Jacaré-do-pantanal (Caiman Yacare) dando uma espiadela acima da superfície, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, rendeu à gaúcha Gabriela Schuck o primeiro lugar no concurso de fotografia da World Wide Fund for Nature (WWF), ONG internacional que atua na preservação do meio ambiente.

A bióloga de 24 anos fez o registro enquanto pesquisava as populações de jacarés do Pantanal, no Mato Grosso, durante o estágio de conclusão de curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O contraste do olhar do filhote com manchas das algas vermelhas mostra um apuro estético de uma fotógrafa que parece experiente. Mas Gabriela nunca se profissionalizou nessa arte.

"Sou uma bióloga apaixonada pela natureza e que tem como hobby a fotografia. Não sou fotógrafa profissional, mas sempre tive paixão de registrar fauna. Fico uma hora, às vezes duas, observando e fotografando o mesmo animal", conta.

Este não foi o primeiro prêmio dela. Gabriela já foi premiada em concursos do Ibama, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e até no Festival Internacional de Imagem da Natureza (FIIN).

"Sempre tive sorte e paciência em buscar avistar diferentes animais. Sempre gostei muito de entender o comportamento animal, então fico horas olhando para eles. Isso e minha paixão e curiosidade de entender e conhecer os animais ajudou a chegar nesses resultados."

Gabriela faz mestrado em Ecologia na UFRGS e é pesquisadora do Núcleo de Ecologia de Rodovias e Ferrovias (NERF) e do Grupo de Estudo em Vida Silvestre (GEVS). Nesse tempo livre, em trabalhos voluntários, como no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), começou a conhecer todos os biomas do Brasil.

"Se estou em uma região mais preservada, já tento acordar mais cedo para ver a movimentação da fauna", brinca. "Nunca foi algo focado em fotografar, apenas aproveito meus momentos próximo a locais preservados, como unidades de conservação, para registrar ao redor."

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSEAABB
TBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARES