Esportes

Em Lima, Flamengo encara River Plate para tentar voltar ao topo da América

Brasileiros e argentinos duelam no Peru na primeira final em jogo único da história da Libertadores

Compartilhe:
23/11/2019 - 09h27min Corrigir

Apoiado por milhares de torcedores em Lima, no Peru, o Flamengo tentará acabar com o jejum de 38 anos e enfim voltar a levantar a taça da Copa Libertadores. Com um elenco milionário e comandado pelo técnico português Jorge Jesus, o time rubro-negro encara o River Plate neste sábado (23), às 17h, na capital peruana, na primeira edição do torneio continental com decisão em jogo único.

A expectativa é repetir o feito de Zico, Andrade, Junior Adílio e companhia, que em 1981 ergueu de maneira inédita o troféu do torneio. Na ocasião a decisão aconteceu em melhor de três partidas contra o Cobreloa. O Flamengo venceu o primeiro diante de mais de 100 mil torcedores no Maracanã por 2 a 1, com dois gols de Zico. Perdeu o segundo no Chile por 1 a 0 e, na finalíssima, no estádio Centenário, no Uruguai, bateu o adversário por 2 a 0, com novo show do camisa 10 da Gávea, que anotou os gols da partida.

Diferentemente daquela época, o Flamengo mudou completamente o planejamento de revelar seus talentos na base e no atual time titular nenhum dos jogadores começou na Gávea. Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luis; William Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabriel e Bruno Henrique. Nenhum deles frequentou a escolinha do Flamengo, ao contrário de nomes do time de 1981 como Leandro, Júnior, Andrade, Adílio e o próprio Zico.

A mudança de estratégia, no entanto, demorou para agradar os torcedores. No primeiro semestre o Flamengo causava desconfiança. A parada da Copa América, a chegada dos laterais Rafinha e Filipe Luis e, especialmente, a contratação do técnico Jorge Jesus, foram fundamentais para o rubro-negro se tornar o time a ser batido e fonte de inspiração para outros treinadores do brasileiros.

Longe de casa

Mesmo distante do Rio, o Flamengo sabe que terá o apoio da torcida na capital peruana. "A gente sente o carinho, o respaldo de todo torcedor. Essa torcida é maravilhosa e única. A gente tem que estar tranquilo porque não pode entrar no jogo de forma diferente do que vem fazendo durante todo o ano", afirma o meia uruguaio Arrascaeta.

Lima está bastante movimentada pela presença de torcedores do Flamengo e os jogadores já sentiram esse apoio mesmo antes de deixar o Brasil. Na quarta-feira de manhã, no Rio, o ônibus do time foi cercado por flamenguistas na saída do Ninho do Urubu rumo ao aeroporto, em atitude que deixou o elenco surpreso e emocionado.

"Acho que foi uma coisa histórica, um feito histórico da torcida. Não posso falar porque não lembro de anos anteriores, mas foi emocionante o que aconteceu", afirmou o goleiro Diego Alves. "Ficamos felizes pelo apoio. Foi importante, sim. Todo mundo percebeu o momento que o time está vivendo e a alegria que a gente está levando para a torcida", acrescentou o jogador.

River confirmado

O adversário do Flamengo não faz mistério em relação à equipe que enfrentará o Flamengo. Em entrevista coletiva às vésperas da partida, na tarde desta sexta-feira, em Lima, Marcelo Gallardo confirmou a equipe que buscará o quinto título da história da Libertadores para o River Plate.

Gallardo mandará a campo um time reforçado por Enzo Pérez, que não atuou na semifinal. Assim, o River irá a campo com Armani; Montiel, Martínez Quarta, Pinola e Casco; Enzo Pérez, Palacios, Nacho Fernández e De La Cruz; Borré e Suárez. 

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)