Justiça

Morosidade e burocracia são os fatores que mais desmotivam os brasileiros a procurarem o Judiciário, diz pesquisa

52% dos entrevistados dizem confiar na Justiça brasileira
01/12/2019 - 10h39min O Sul Corrigir

Para 64% dos brasileiros, a morosidade e a burocracia são os fatores que mais desestimulam o ingresso em uma batalha judicial. Os dados são de uma pesquisa inédita da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) sobre a percepção que a sociedade tem da Justiça.

O levantamento é fruto de uma parceria da entidade com a FGV (Fundação Getulio Vargas) e foi executado pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas). A pesquisa mostra que 28% dos entrevistados criticam a Justiça por entenderem que ela só favorece quem tem dinheiro, e 19% consideram que o Judiciário aplica penas muito leves.

Veja também: Criminoso invade residência para furtar alimentos, em Camaquã

Outros 14% dizem que a Justiça não é imparcial, quase o mesmo percentual dos que reclamam de pouca informação sobre como acessá-la (15%). Ainda assim, 59% dizem que vale a pena acionar os tribunais.

A pesquisa mostra ainda que a avaliação do funcionamento do Judiciário é menos severa entre aqueles que, de alguma forma, o conhecem ou o acessaram. Entre que os que são chamados de usuários do sistema, 65% afirmam que vale a pena recorrer à Justiça.

No total, 52% dizem confiar na Justiça brasileira. O índice é inferior ao de Estados Unidos (69%) e Grã-Bretanha (62%), por exemplo. A íntegra da pesquisa será divulgada nesta segunda-feira (02), conforme informações da coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo.

MAIS NOTÍCIAS

JOMAR GÁS
OLIDATA
ROGÉRIO CALÇADOS
FUNERÁRIA JARDIM
ELETRO CLIC
SUPER SÃO JOSÉ
RÁDIO SÃO JOSÉ
JENIFER
SAMUEL BOEIRA
Petroman
GRÁFICA.COM
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
PEGLOW
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ADRIANO CONRADO
ART MÓVEIS
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +