Esportes

Grêmio recebe o São Paulo para tentar selar vaga direta na Libertadores

Equipe de Renato Portaluppi pode terminar a rodada confirmado na fase de grupos da competição no ano que vem
01/12/2019 - 11h13min Corrigir

Não é o final de ano que o torcedor gremista esperava. Mas brigar por vaga na Libertadores da América virou rotina para o clube no Campeonato Brasileiro. Restando três rodadas para o término da competição, o único objetivo que o time ainda busca é a vaga direta na fase de grupos da Libertadores em 2020. E o jogo deste domingo pode ser determinante para isso. O Tricolor recebe o São Paulo, às 19h, em um confronto direto. Se vencer, alcança a meta.

"Claro que a gente queria mais este ano, ser campeão, mas por tudo que fizemos o ano tem sido bom. Ganhamos o Estadual, chegamos em duas semifinais e, mesmo atuando em boa parte do campeonato com uma equipe alternativa, estamos em quarto no Brasileirão”, avalia o volante Maicon

Caso consiga os três pontos diante do São Paulo, o Grêmio terá duas partidas na sequência do campeonato para “cumprir tabela” e iniciar o planejamento para 2020 com a vaga direta confirmada. “Esse jogo com o São Paulo é uma final para nós. Temos o objetivo de classificar para a fase de grupos da Libertadores, terminar na melhor posição possível, temos que ganhar os três jogos, é importante para o clube. A vaga direta significa não precisar antecipar a pré-temporada no ano que vem, ter tempo para trabalhar. Temos que conquistar logo essa classificação”, acrescenta Maicon.

O volante estará de volta contra o São Paulo após ser preservado na derrota para o Athletico Paranaense no meio de semana. Outro retorno comemorado é o de Léo Moura na lateral-direita. Mas a equipe também tem desfalques. Renato Portaluppi não poderá contar com Matheus Henrique e Diego Tardelli, ambos suspensos. E aí residem as dúvidas. No meio-campo a tendência é que Michel atue ao lado de Maicon. O jovem Darlan é a outra possibilidade para o setor.

No ataque, Felipe Vizeu, André e Pepê são os postulantes à vaga de Tardelli. “É um confronto importantíssimo, contamos com a ajuda do nosso torcedor para lotar a Arena, fazer um grande e jogo e garantir a classificação”, finalizou Maicon, que no início de 2020 deverá passar por uma artroscopia para se livrar das dores no joelho.

O adversário

Adversário do Grêmio neste domingo, o São Paulo vive uma instabilidade constante. Depois da vitória sobre o Vasco na quinta-feira, Daniel Alves disparou críticas à diretoria pelas seguidas trocas de treinadores ao longo da temporada.

“Nós queremos estabilidade dentro do clube’, mudar essa negatividade que existe no ambiente interno. Em um ano, foram quatro treinadores. É impossível criar uma filosofia, uma identidade. Nem todo mundo dentro do São Paulo quer a mesma coisa”, disse Daniel Alves, referindo-se à política do clube.

A vaga para disputar a Libertadores do próximo ano ainda não está garantida. O tricolor paulista precisa de vitória na Arena para confirmar ao menos a classificação para a pré-Libertadores. O técnico Fernando Diniz tem apenas uma dúvida na equipe que enfrentará o Grêmio.

O meia Tchê Tchê, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, está fora do jogo. Luan e Liziero são as opções de Diniz para escalar o São Paulo.

Brasileirão 2019 - 36ª rodada

Grêmio

Paulo Victor; Leo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Maicon, Alisson, Everton e Luciano; André (Vizeu). Técnico: Renato Portaluppi

São Paulo

Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan (Liziero), Daniel Alves, Igor Gomes, Antony e Pablo; Vitor Bueno. Técnico: Fernando Diniz

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Data e hora: 1°/12, às 19h

MAIS NOTÍCIAS

Lucas Imobiliária
SUPER SÃO JOSÉ
ROGÉRIO CALÇADOS
ART MÓVEIS
ELETRO CLIC
FUNERÁRIA BOM PASTOR
PEGLOW
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA JARDIM
Petroman
JOMAR GÁS
JENIFER
GRÁFICA.COM
ADRIANO CONRADO
ECONÔMICA MÓVEIS E ELETRO
RÁDIO SÃO JOSÉ
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +