Educação

Pave recebe cerca de 9,2 mil estudantes neste final de semana

Procura pela forma de ingresso na UFPel aumentou nos últimos anos

Compartilhe:
09/12/2019 - 09h09min Diário Popular Corrigir

O final de semana foi decisivo para 2.143 alunos do terceiro ano do Ensino Médio, principalmente da Zona Sul do Estado. Durante o sábado e o domingo (7 e 8) eles realizaram as provas do Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave) em busca de vaga nos cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Somado aos primeiros e segundos anos, o processo seletivo teve mais de 9,2 mil inscritos, o maior número já registrado. O gabarito deve ser divulgado entre o final da noite de domingo ou na segunda (9) pela manhã. Já o tão esperado resultado está previsto para 15 de janeiro.

Nos dois dias de avaliação, os candidatos chegaram cedo para não perder o horário e encontrar os portões dos sete locais de provas fechados. No domingo, o abraço do pai Gilvanio Maron, 54 anos, no filho Inácio Bürkle Maron, de 19 anos, foi bem além de um desejo de boa sorte. O gesto representou mais uma vitória. "Meu filho é autista e vai tentar uma vaga para jornalismo", disse emocionado. Inácio estuda em Pelotas, assim como Rodrigo Rocha, 18, que concorre a uma vaga em Medicina e Marina Oliveira, 17, que quer cursar Direito. 

Outros candidatos vieram de longe, como Maria Eduarda de Liz Leite, 18 anos, de Erechim. A jovem completou as etapas anteriores e agora espera obter média entre sete e oito para cursar Medicina. Os pais Lasaro e Ana Paula não sabiam do Pave e ficaram interessados no formato de ingresso na UFPel.

As provas foram realizadas no Anglo, Campus Ciências Sociais, Campus 2, Salis Goulart, Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul), Colégio Pelotense e Escola Superior de Educação Física (Esef), o que causou uma certa confusão com alguns candidatos que erraram o local. Faltando dez minutos para o fechamento dos portões, três estudantes que deveriam fazer a prova na Esef, na Cohab Tablada, acabaram se apresentando no Anglo.

Inscrições

De acordo com o responsável pela Coordenação de Desenvolvimento de Concursos (Coodec), Albino Magalhães Neto, o Pave tem por objetivo o preenchimento de 20% das vagas oferecidas no ano letivo de 2020 para cada um dos cursos de graduação da Universidade, sendo 80% reservadas para estudantes de escolas públicas.

"Até 2016 o Pave estava meio adormecido. Então fomos nas escolas fazer o trabalho de divulgação e orientação e houve um crescimento significativo já em 2017 e 2018", comemora Magalhães. Ele conta que o crescimento foi de 64% nos últimos três anos e que o volume de candidatos, em todas as etapas passou de 5,9 mil para 7,5 mil, chegando aos 9,2 mil.  

O processo

Magalhães comenta que, diferentemente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no Pave o estudante tem a possibilidade de competir com colegas que estão nas mesmas condições e grau de conhecimento que o seu. Além de, também, ser menos concorrido que o Enem. "Se anteriormente eram as escolas particulares que estavam atentas ao Pave, agora todas as instituições, públicas e privadas, já têm mais conhecimento da proposta e estimulam seus estudantes".

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
TBK INTERNET
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
CÂMERASTBK INTERNETAABBFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AFUBRA MAR 2024