Geral

Brasil cai uma posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano

O índice é divulgado com base em dados de expectativa de vida ao nascer, escolaridade e renda per capita

Compartilhe:
09/12/2019 - 09h28min O Sul Corrigir

O Brasil caiu uma posição no ranking global do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Agora, o País ocupa o 79º lugar em um grupo de 189 países e territórios. Na prática, o Brasil ficou empatado com a Colômbia e atrás de países como Chile, Argentina, Uruguai e Sri Lanka, por exemplo. O ranking é liderado pela Noruega.

O índice é divulgado pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) com base em dados de expectativa de vida ao nascer, escolaridade e renda per capita. Quanto mais próximo de 1, melhor o desenvolvimento. Os dados do relatório publicado agora são do ano passado.

Em 2018, o índice do Brasil foi de 0,761, um crescimento de 0,001 em relação ao ano anterior (ou 0,13%). Embora aponte avanço, o valor foi insuficiente para evitar que o País perdesse uma posição em relação aos demais. Em 2017, além da Colômbia, o Brasil dividia a 78ª posição com Granada, que teve melhora superior do IDH no período – daí a perda de posição.

“O que acontece no Brasil é que, nos últimos anos, tem havido uma estagnação econômica. E isso se reflete em um crescimento menos acentuado”, diz o diretor do escritório do Relatório de Desenvolvimento Humano do Pnud, Pedro Conceição.

MAIS NOTÍCIAS

AABB
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
AABBTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉ