Justiça

Justiça determina que planos de saúde devem pagar despesas de acompanhantes de pacientes idosos

A decisão é do Superior Tribunal de Justiça
09/12/2019 - 09h33min O Sul Corrigir

A Terceira Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que os planos de saúde devem pagar as despesas hospitalares de acompanhantes de pacientes idosos que estejam internados, como o custeio de diárias e refeições.

A decisão modificou acórdão do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro). O julgamento teve origem em uma ação de cobrança de um hospital contra o acompanhante de uma idosa, após o plano de saúde não arcar com os gastos. Em primeira instância, a determinação foi de que os custos seriam de responsabilidade do hospital.

Em recurso ao STJ, o hospital alegou que a obrigação estabelecida no estatuto foi devidamente cumprida, mas que as despesas do acompanhante deveriam ser custeadas pelo plano de saúde, pois a exigência legal não implica a gratuidade do serviço prestado.

O relator do caso no STJ, ministro Villas Bôas Cueva, afirmou que o custeio das despesas do acompanhante é de responsabilidade da operadora do plano de saúde, conforme determinado em resolução da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). “A figura do acompanhante foi reconhecida pela legislação como fundamental para a recuperação do paciente idoso, uma verdadeira garantia do direito à saúde e mais um passo para a efetivação da proteção do idoso assegurada na Constituição Federal”, disse.

Em nota, a ANS afirmou que, como mencionado na decisão, os planos de saúde são obrigados a custear os gastos, conforme resoluções da agência. Para o advogado Thiago Soares, a determinação cumpre o que diz a lei, protegendo o idoso e seu acompanhante.

“Vejo com naturalidade essa decisão. É lamentável certas atitudes das operadoras”, afirmou. O advogado disse que, caso a lei não seja cumprida, é preciso entrar em contato com a ouvidoria do plano e, se não for atendido, ir à Justiça.

MAIS NOTÍCIAS

ECONÔMICA MÓVEIS E ELETRO
JENIFER
FUNERÁRIA JARDIM
SPEED CAR
FUNERÁRIA BOM PASTOR
RÁDIO SÃO JOSÉ
ROGÉRIO CALÇADOS
OLIDATA
ELETRO CLIC
ADRIANO CONRADO
ALEXANDRE AR CONDICIONADO
SUPER SÃO JOSÉ
ART MÓVEIS
JOMAR GÁS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
GRÁFICA.COM
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +