Política

Projeto que regulamenta transporte por aplicativos é aprovado em Camaquã

Falta de energia elétrica interrompeu a sessão

Compartilhe:
10/12/2019 - 08h50min Ascom Câmara de Vereadores de Camaquã Corrigir

Nesta segunda-feira (09) ocorreu a 141ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Camaquã, na atual legislatura - que teve início em janeiro de 2017. A reunião foi realizada no Plenário da instituição e, após ter sido prorrogada, se encerrou a meia noite e meia, já na madrugada desta terça-feira (10). 

A sessão foi interrompida pela falta de energia elétrica. A interrupção do serviço durou cerca de 2 minutos.

Antes de se iniciar os trabalhos da sessão houve o ato solene de inserção da foto do ex-presidente, Claiton Silva (PDT), na galeria dos ex-presidentes do Poder Legislativo. Ele presidiu a instituição no ano de 2018.

Tribuna Democrática Popular

Nesta segunda-feira, dia 09 de dezembro, ocorreu a 141ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Camaquã, na atual legislatura - que teve início em janeiro de 2017. A reunião foi realizada no Plenário da instituição e, após ter sido prorrogada, se encerrou a meia noite e meia, já na madrugada desta terça-feira (10).

Antes de se iniciar os trabalhos da sessão houve o ato solene de inserção da foto do ex-presidente, Claiton Silva (PDT), na galeria dos ex-presidentes do Poder Legislativo. Ele presidiu a instituição no ano de 2018.

Tribuna Democrática Popular

A Tribuna Democrática teve a manifestação de representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho, inclusos o Grupo Folclórico "Os Guapos" e o CTG Sentinela Farroupilha. Foram apresentados históricos das atividades e serviços prestados pelas entidades.

Emendas na pauta da Sessão

Na pauta da sessão, cinco emendas que tiveram parecer favorável na CCJ foram votadas pelos vereadores. Dessas, duas foram aprovadas no plenário, pela maioria simples dos parlamentares, e passarão a fazer parte do texto do PL nº 74/2018.

Por outro lado, as quatro emendas que receberam parecer desfavorável na CCJ tiveram os pareceres votados individualmente pelos vereadores. Sendo assim, os pareceres desfavoráveis as emendas foram aprovados e, com isso, elas não precisaram ser votadas e serão arquivadas.

No total, foram aprovadas duas emendas ao PL 74/2018: uma expressiva e uma modificativa. Sete foram arquivadas. Quatro dessas foram arquivadas a partir da aprovação do parecer desfavorável emitido pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal.

Emendas aprovadas

Emenda Modificativa nº 02/2019, de autoria dos vereadores Ilson Meireles (Progressistas), Luciano Delfini (PTB), Marcelinho (PSB), Paulinho Bicicletas (Republicanos), Ronaldinho Renocar (Progressistas), que altera a redação da alínea "f" do inciso II do art. 3º, e o caput do art. 8º da Mensagem Retificativa nº 4/2019, do Projeto de Lei nº 74/2018. A emenda foi aprovada com 12 votos favoráveis e recebeu dois votos contrários. Sendo assim, a emenda fará parte do texto final do PL 74/2018. Com isso, não será obrigatória a identificação externa dos carros que prestam serviços para as empresas de transporte por aplicativos. A identificação obrigatória será afixada no interior do veículo.

Emenda Supressiva nº 01/2019, de autoria do vereador Marcelinho (PSB), que suprime o inciso VIII, do art. 16, da Mensagem Retificativa nº 4/2019 do Projeto de Lei nº 74/2018. A emenda foi aprovada com 11 votos favoráveis e recebeu três votos contrários. Sendo assim, a emenda fará parte do texto final do PL 74/2018. Com isso, será retirada a obrigatoriedade de existência, no município, de sede ou filial da empresa de aplicativo que operar em Camaquã.

Emendas arquivadas

Emenda Modificativa nº 01/2019, de autoria do vereador Paulinho Bicicletas (Republicanos), que altera a redação das alíneas "b" e "c" do inciso II e o § 1º, do Art. 3º da Mensagem Retificativa nº 4/2019 do Projeto de Lei nº 74/2018. A emenda foi rejeitada por oito votos contrários e recebeu seis votos favoráveis. Sendo assim, a emenda foi arquivada.

Emenda Supressiva nº 02 de 2019, de autoria dos vereadores Ilson Meireles (Progressistas), Luciano Delfini (PTB), Marcelinho (PSB), Paulinho Bicicletas (Republicanos), Ronaldinho Renocar (Progressistas), que suprime o art. 15 da Mensagem Retificativa nº 4/2019 do Projeto de Lei nº 74/2018. O parecer desfavorável à emenda foi aprovado e, com isso, a emenda foi arquivada.

Emenda Supressiva nº 03/2019, de autoria dos vereadores Ilson Meireles (Progressistas), Luciano Delfini (PTB), Marcelinho (PSB), Paulinho Bicicletas (Republicanos), Ronaldinho Renocar (Progressistas), que suprime o inciso II do art. 9° da Mensagem Retificativa nº 4/2019 do Projeto de Lei nº 74/2018. O parecer desfavorável à emenda foi aprovado e, com isso, a emenda foi arquivada.

Emenda Supressiva nº 04/2019, de autoria dos vereadores Ilson Meireles (Progressistas), Luciano Delfini (PTB), Marcelinho (PSB), Paulinho Bicicletas (Republicanos), Ronaldinho Renocar (Progressistas), que suprime o art. 6º da Mensagem Retificativa nº 4/2019 do Projeto de Lei nº 74/2018. A emenda foi votada e ficou empatada por sete votos contrários e sete favoráveis. O presidente da Câmara Municipal votou contrariamente à emenda e, com isso, a emenda foi arquivada.

Emenda Supressiva nº 05/2019, de autoria dos vereadores Ilson Meireles (Progressistas), Luciano Delfini (PTB), Marcelinho (PSB), Paulinho Bicicletas (Republicanos), Ronaldinho Renocar (Progressistas), que suprime o art. 5º de Mensagem Retificativa nº 4/2019 do Projeto de Lei nº 74/2018. O parecer desfavorável à emenda foi aprovado e, com isso, a emenda foi arquivada.

Emenda Supressiva nº 06/2019, de autoria dos vereadores Ilson Meireles (Progressistas), Luciano Delfini (PTB), Marcelinho (PSB), Paulinho Bicicletas (Republicanos), Ronaldinho Renocar (Progressistas), que suprime a alínea "d" do inciso II do art. 3º da Mensagem Retificativa nº 4/2019 do Projeto de Lei nº 74/2018. A emenda foi votada e ficou empatada por sete votos contrários e sete votos favoráveis. O presidente da Câmara Municipal votou contrariamente à emenda e, com isso, a emenda foi arquivada.

Emenda Modificativa nº 03/2019, de autoria do vereador Paulinho Bicicletas (Republicanos), a Mensagem Retificativa nº 4/2019 do Projeto de Lei nº 74/2018, teve o parecer desfavorável emitido pela Comissão de Constituição e Justiça durante a sessão. A emenda foi rejeitada por oito votos contrários e recebeu seis votos favoráveis. Sendo assim, a emenda foi arquivada.

Projeto de Lei aprovado

Após a votação das emendas e dos pareceres, referentes ao PL 74/2019, o documento passou a ser discutido e posteriormente foi votado.

Mensagem Retificativa nº 04/2019 ao Projeto de Lei nº 74/2018, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o transporte remunerado privado individual de passageiros em Camaquã. O projeto foi aprovado com oito votos favoráveis e recebeu seis votos contrários. O PL será enviado para o Poder Executivo sancionar.

Requerimentos aprovados

Requerimento com Apoio do Plenário nº 91/2019, de autoria do vereador, Marcelinho (PSB), o qual solicita a construção de abrigos de ônibus nos bairros e no interior do nosso município. O requerimento foi aprovado com 13 votos favoráveis.

Requerimento com Apoio do Plenário nº 92/2019, de autoria do vereador, Vinícios Araújo (MDB), o qual solicita o encaminhamento ao Poder Executivo, de Projeto de Lei Sugestão que, "regulamenta a concessão de vale-alimentação para conselheiros tutelares e dá outras providências". O requerimento foi aprovado com 13 votos favoráveis.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AFUBRA MAR 2024
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBSUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AFUBRA MAR 2024CÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTOR