Geral

Governo anuncia criação do segundo sistema prisional humanizado do RS em Pelotas

Primeira unidade de penitenciária com o método da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) fica em Porto Alegre. Previsão é de inauguração em 2020

Compartilhe:
13/12/2019 - 10h06min Corrigir

O governo estadual oficializou Pelotas como a sede da segunda unidade prisional gaúcha com o método da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). Ela deve receber os primeiros apenados em 2020.

A primeira Apac foi instalada em Porto Alegre, na área do Instituto Penal Pio Buck, e recebe detentos desde dezembro de 2018. O modelo é baseado na humanização do sistema penitenciário, que prevê a autodisciplina (os próprios apenados gerenciam o local) e reintegração social.

“É muito importante darmos esse passo hoje, que busca pela efetiva recuperação daqueles que tenham cometido algum delito, de forma humanizada e oferecendo ao mesmo tempo um ofício aos chamados recuperandos e contribuindo com a sociedade, com a economia por meio deste trabalho. Espero que se concretize o mais breve possível”, disse o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB).

O protocolo de intenções foi firmado entre Leite, o secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, e o superintendente Susepe, Cesar Augusto da Veiga. De acordo com a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), o projeto da casa prisional já está pronto e o terreno é garantido pela prefeitura.

No entanto, a construção da unidade depende da liberação de recursos federais.

Ainda em fase experimental no Brasil, o método APAC prevê que condenados a prisão são corresponsáveis pela sua própria recuperação. Eles contam com assistência, mas também são envolvidos em capacitações como artesanato, panificação e marcenaria, além de ocupações culturais e de lazer.

O método apresenta redução de reincidência ao crime de quem volta à sociedade após o término da reclusão em relação ao modelo tradicional. Além disso, os custos são menores, pois não há agentes penitenciários, e os próprios detentos trabalham no local.

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARES