Rural

Mau tempo faz 16 mil produtores registrarem perdas nas lavouras de tabaco no RS

Ainda assim, a previsão é que sejam colhidas 270 mil toneladas de tabaco somente no Rio Grande do Sul. Na safra passada, a produção chegou a 320 mil

Compartilhe:
15/12/2019 - 13h23min Corrigir

É na região do Vale do Rio Pardo que cerca de metade do tabaco colhido no Rio Grande do Sul é produzido. Feitos de forma manual, plantio e colheita ficam a cargo de famílias em pequenas propriedades rurais.

Os pequenos produtores dão preferência ao fumo por conta do espaço físico: segundo agricultores da região, é uma monocultura que não demanda de tantos hectares e possibilita renda boa. Por isso, cerca de 25 mil famílias cultivam tabaco na região Centro-Serra do Rio Grande do Sul.

Mas na região do Vale do Sol, o tempo não colaborou com a safra. A chuva e o granizo que atingiram a localidade ocasionaram a perda de cerca de 20% do tabaco. Segundo a Associação do Fumicultores do Brasil, somente neste safra 16 mil produtores registraram perdas nas lavouras por causa do mau tempo.

Ainda assim, a previsão é que sejam colhidas no estado 270 mil toneladas de tabaco. Na safra passada a produção chegou a 320 mil. Já a expectativa de lucro gira em torno de R$ 160 mil – 25% a menos do que no último ano, estimam produtores.

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERAS