Polícia

BM afasta onze policiais suspeitos de tráfico de drogas e associação a jogo ilegal

Investigação envolve integrantes da corporação em Alvorada

Compartilhe:
19/12/2019 - 13h58min Corrigir

Onze policiais militares do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de Alvorada, foram afastados das funções por suspeita de participação em diversos crimes, como venda de armas e munição ilegal, extorsão, além de associação ao jogo ilegal e ao tráfico de drogas. Em operação entre a madrugada e a manhã desta quinta-feira, a Corregedoria Geral da Brigada Militar, que investiga o caso, cumpriu mandados de busca e apreensão e vai solicitar a prisão preventiva dos agentes de segurança. 

A operação, que resultou em apreensões de armas, munição, dinheiro, caça-níqueis, aparelhos de recarga, munição e grande quantidade de insumo para fabricação de pólvora, foi resultado de uma investigação de um ano.

O corregedor-geral da BM, coronel Márcio Galdino, explicou que o estopim para o início dos trabalhos se deu após uma ocorrência na Serra gaúcha. Em dezembro do ano passado, denúncias de assaltos em Caxias do Sul resultaram em um confronto da Brigada Militar com uma quadrilha. Um criminoso morto na troca de tiros foi identificado como um brigadiano do 24º BPM.

O envolvimento do policial de Alvorada levantou a suspeita de que outros agentes do mesmo BPM poderiam estar associados ao crime. Em uma segunda fase da investigação, conforme Galdino, um outro soldado acabou preso. Os trabalhos continuaram após outras denúncias da comunidade e foi aberto um inquérito. Ainda segundo o coronel, apesar de não haver mais ligações com o crime ocorrido na Serra, foi verificado que 11 policiais do 24º BPM estavam associados a outros crimes. 

Venda de armamento e munição, jogo do bicho e segurança de caça-níqueis, extorsão e envolvimento no tráfico são os crimes investigados, conforme o corregedor-geral da BM. Até o início da tarde desta quinta-feira, não havia sido precisada a quantidade de itens apreendidos. O coronel disse que também não havia como saber quanto tempo demoraria para que o pedido ser deferido pela Justiça. “No momento, estão todos afastados das funções policiais”, disse.

Galdino afirmou que, a princípio, não há suspeitas de que outros policiais de Alvorada estejam envolvidos no mundo do crime. “Como viemos fazendo esta investigação há bastante tempo, são esses que temos já pontuados”, explicou. Ele ainda acrescentou que os 11 brigadianos são uma minoria no efetivo do município, que, apesar dessa investigação, vem conquistando uma boa redução nos índices de criminalidade.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORAFUBRA MAR 2024FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETCÂMERAS