Geral

Prefeitura inicia projeto Agricultura Biodinâmica na Aldeia Tavaí em Cristal

Projeto é em parceria com a Uergs
06/01/2020 - 15h33min Ascom PM Cristal Corrigir

A Prefeitura Municipal como forma de apoio e fortalecimentos dos povos originários, inicia projeto na aldeia Tavai, em Cristal, institulado Ma'ety, mbaraete nhemboguata tekoá Mbya kuery - Agricultura biodinâmica como pedagogia do fazer com sentido nas comunidades Mbya Guarani.

O projeto é coordenado pela Associação Comunitária Recanto da Folha: espaço cultura da terra e biodinâmica, em parceria com o Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, unidade em Tapes (NEA/Uergs-Tapes) e tem como objetivo geral realizar ações junto a duas aldeias Mbya Guarani, aldeia Tava'i e aldeia Guapoy, voltadas à agricultura biodinâmica e composição de sistemas agroflorestais dialogando com agricultura originária, para recuperar o solo e fornecer espécies nativas frutíferas, conquistando a soberania e segurança alimentar e nutricional nas comunidades.

A professora da Uergs/Tapes, Rafaela Printes, é a coordenadora responsável deste projeto. 

Entenda

A Agricultura Biodinâmica é um modelo agrícola de produção que, assim como a Agricultura Orgânica, não utiliza adubos químicos, venenos herbicidas, sementes transgênicas, antibióticos ou hormônios.

Para esse método é necessário entender de maneira mais profunda quais são as relações do homem, da terra e da existência. Transforma o conhecimento folclórico dos povos europeus e aplica-se na agricultura local, como por exemplo as fases da Lua, que são levadas em consideração no calendário da agricultura biodinâmica.

MAIS NOTÍCIAS

ROGÉRIO CALÇADOS
ANUNCIE AQUI
SUPER SÃO JOSÉ
OLIDATA
FUNERÁRIA BOM PASTOR
ELETRO CLIC
MÁRIO SERRALHEIRO
ART MÓVEIS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Tocando agora: Relembre bons momentos