Mundo

Os Estados Unidos pretendem acelerar a deportação de brasileiros

Trump foi eleito em 2016 com a promessa de acabar com a imigração ilegal nos EUA

Compartilhe:
13/01/2020 - 08h16min O Sul Corrigir

O governo dos Estados Unidos quer aumentar o número de voos fretados para a deportação de brasileiros por imigração irregular. A quantidade de brasileiros apreendidos ao tentarem atravessar de forma irregular a fronteira do país bateu o recorde de 18 mil em 2019, e os americanos buscam soluções para acelerar o processo de expulsões.

O uso de aviões alugados para deportar imigrantes em situação irregular é uma prática antiga, e o governo americano arca com os custos. No entanto, o esquema vinha sendo pouco aplicado a brasileiros.

Segundo auxiliares do presidente Jair Bolsonaro, o número de cidadãos apreendidos nos últimos anos não era tão elevado. Ainda havia – da parte do Brasil – resistência política de governos anteriores em autorizar esses voos.

No fim do ano passado, o governo de Donald Trump fez uma consulta formal às autoridades brasileiras solicitando que mais voos fretados com deportados fossem autorizados. De acordo com interlocutores, o Itamaraty disse que iria analisar o pedido. Porém, uma resposta formal ainda não foi entregue ao Departamento de Estado em Washington.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
CÂMERAS
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETCÂMERASAABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARES