Mundo

Os Estados Unidos pretendem acelerar a deportação de brasileiros

Trump foi eleito em 2016 com a promessa de acabar com a imigração ilegal nos EUA
13/01/2020 - 08h16min O Sul Corrigir

O governo dos Estados Unidos quer aumentar o número de voos fretados para a deportação de brasileiros por imigração irregular. A quantidade de brasileiros apreendidos ao tentarem atravessar de forma irregular a fronteira do país bateu o recorde de 18 mil em 2019, e os americanos buscam soluções para acelerar o processo de expulsões.

O uso de aviões alugados para deportar imigrantes em situação irregular é uma prática antiga, e o governo americano arca com os custos. No entanto, o esquema vinha sendo pouco aplicado a brasileiros.

Segundo auxiliares do presidente Jair Bolsonaro, o número de cidadãos apreendidos nos últimos anos não era tão elevado. Ainda havia – da parte do Brasil – resistência política de governos anteriores em autorizar esses voos.

No fim do ano passado, o governo de Donald Trump fez uma consulta formal às autoridades brasileiras solicitando que mais voos fretados com deportados fossem autorizados. De acordo com interlocutores, o Itamaraty disse que iria analisar o pedido. Porém, uma resposta formal ainda não foi entregue ao Departamento de Estado em Washington.

MAIS NOTÍCIAS

SPEED CAR
RÁDIO SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA JARDIM
SUPER SÃO JOSÉ
Petroman
GRÁFICA.COM
OLIDATA
ELETRO CLIC
ART MÓVEIS
ROGÉRIO CALÇADOS
PEGLOW
ALEXANDRE AR CONDICIONADO
ECONÔMICA MÓVEIS E ELETRO
JOMAR GÁS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +