Saúde

Santa Cruz do Sul começa construção do primeiro posto de saúde sustentável do país

Cerca de 4,2 mil pessoas serão beneficiadas com a nova unidade

Compartilhe:
13/01/2020 - 09h54min Corrigir

O município de Santa Cruz do Sul executará um projeto considerado pioneiro no país na área da saúde e meio ambiente. Um evento no último sábado no Palacinho da Prefeitura marcou o início das obras do primeiro posto de saúde sustentável, no bairro Pedreira. Cerca de 4,2 mil pessoas serão beneficiadas com a nova unidade, que começa a ser construída nesta semana e deve ser entregue até o fim do ano.

A estrutura terá um sistema para coleta e armazenagem de água da chuva, que permitirá a utilização de recursos hídricos não-potáveis nas descargas dos vasos sanitários e também para regas nos canteiros e horta da unidade. As lâmpadas usadas serão 100% de led e 70% do abastecimento elétrico do local ocorrerá com energia renovável. Para isso, placas fotovoltaicas serão instaladas e garantirão quase a totalidade da energia consumida no local.

O secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, destacou que, além da questão ambiental, haverá economia aos cofres públicos, pois o posto gerará a energia que consumirá. “Não vejo como planejar a saúde das pessoas sem pensarmos no todo. Em um cenário de mudanças climáticas, aquecimento global, todos somos responsáveis. Por isso, optamos pela energia limpa, por exemplo. O poder público deve ser indutor e catalisador dessas mudanças”, afirmou o secretário.

O local contará, também, com uma horta para cultivo de chás e plantas medicinais livres de agrotóxicos. Restos de alimentos legumes e vegetais se transformarão em adubo orgânico através de composteiras que serão instaladas na unidade. Com investimento de pouco mais de R$ 1 milhão, a estrutura física é completada por farmácia, salas de triagem, de recepção, de espera, de atividades coletivas, de agentes comunitários, de saúde, de vacinas, de administração, de procedimentos, de curativos e de observação, três consultórios médicos e um odontológico, central de material esterilizado simplificada, copa, quatro banheiros (dois acessíveis), depósito de material de limpeza, rouparia, varanda, e área de ambulância. O projeto é assinado pela arquiteta do município, Karianne Pacheco.

A nova unidade levará o nome do sambista santa-cruzense Alcemiro dos Santos. “Escolhi, pessoalmente, o nome desse meu amigo para denominar o primeiro posto sustentável do Brasil: Estratégia de Saúde da Família Pedreira Alcemiro dos Santos. O Alcemiro era uma pessoa extraordinária, inteligente e um dos melhores músicos que Santa Cruz produziu”, disse o prefeito Telmo Kirst. Músicos e familiares do sambista tocaram um samba para completar a homenagem. A ESF Pedreira Alcemiro dos Santos, será o primeiro de seis postos de saúde sustentáveis que serão construídos em Santa Cruz do Sul. Além do bairro Pedreira, em breve, também iniciarão as obras das novas unidades dos bairros Ana Nery/Figueira, Glória, Central, Aliança e Viver Bem.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSE