Esportes

Grêmio rediscute planejamento e deve usar time principal no início do Gauchão

Time de transição entraria em campo somente na decisão da Recopa, no próximo domingo

Compartilhe:
14/01/2020 - 08h30min Globo Esporte Corrigir

Assim como em 2019, o início de temporada do Grêmio em 2020 deve sofrer a mesma alteração do que havia sido planejado anteriormente. O time de transição entrará em campo na disputa da Recopa Gaúcha, no próximo domingo, e depois dará lugar ao grupo principal já na primeira rodada do campeonato estadual.

Na reta final do ano passado, o Tricolor passou a trabalhar a ideia de utilizar uma equipe recheada de jovens no começo do Gauchão. A ideia era dar mais tempo aos profissionais em período de pré-temporada, com vistas à disputa da fase de grupos da Libertadores, que se inicia em março.

Ao que tudo indica, conforme apurou o GloboEsporte.com, o técnico Renato Gaúcho pretende usar o plantel principal nos primeiros jogos da temporada. O mesmo aconteceu em 2019, quando o clube tinha planejado a utilização da equipe de transição, mas o treinador mudou de ideia e deu chance aos reservas.

NÍCIO DE ANO DO GRÊMIO

Data Jogo Local Competição
19/01 Pelotas x Grêmio Boca do Lobo Recopa Gaúcha
22/01 Grêmio x Caxias Arena Gauchão (1ª rodada)
26/01 Brasil de Pelotas x Grêmio Bento Freitas Gauchão (2ª rodada)
30/01 Grêmio x São José Arena Gauchão (3ª rodada)
02/02 Grêmio x Esportivo Arena Gauchão (4ª rodada)
09/02 Aimoré x Grêmio Cristo Rei Gauchão (5ª rodada)
15 ou 16/02 Semifinal* - Gauchão (jogo único)
22 ou 23/02 Final* - Gauchão (jogo único)
29/02 Grêmio x Juventude Arena Gauchão (1ª rodada, 2º turno)
03/03 América de Cali x Grêmio Pascual Guerrero Libertadores

* Em caso de classificação

No entanto, não há definição para este ano sobre quem entra em campo no pontapé inicial do Gauchão, se um time alternativo ou força máxima. A estreia está marcada para o dia 22, na Arena, contra o Caxias.

Em 2019, o Grêmio goleou o Novo Hamburgo por 4 a 0 com reservas no primeiro jogo do ano. Na sequência, empatou em 1 a 1 com o Aimoré. Na terceira rodada do estadual, os titulares foram chamados por Renato. Venceram o Juventude por 3 a 0 no dia 28 de janeiro.

Time da estreia no Gauchão de 2019: Paulo Victor; Leonardo, Paulo Miranda, Marcelo Oliveira e Juninho Capixaba; Rômulo, Matheus Henrique, Kaio (Marinho), Jean Pyerre e Alisson (Pepê); Thonny Anderson (André).

A tabela de 2020 aponta que o Tricolor pode ter nove jogos antes da estreia na Libertadores, em 3 de março, contra o América de Cali, na Colômbia (confira na tabela acima). Como o estadual foi dividido novamente em dois turnos, serão cinco partidas na fase classificatória do primeiro turno mais semifinal e final, caso avance até as eliminatórias.

É este contexto que faz o Grêmio mudar a programação de começo de temporada. Internamente, o clube entende que pode concentrar forças para conquistar o primeiro turno do Gauchão, garantir ao menos vaga na decisão do campeonato e jogar a segunda parte mais relaxado, sem tanta obrigação.

O segundo turno do estadual começa para os tricolores em 29 de fevereiro, a três dias do primeiro duelo pela Libertadores. Neste caso, não haverá outra opção além de Renato usar uma formação reserva, ou até mesmo o time de transição contra o Juventude.

Mas o calendário abre para o Grêmio no próximo domingo. Sem Renato, que só retorna do restante das férias no dia 20, os jovens vão à Boca do Lobo enfrentar o Pelotas em busca do bi da Recopa Gaúcha. A partida será disputada às 16h.

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
Mais Lidas
CÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORAABBAFUBRA MAR 2024TBK INTERNET