Esportes

Grêmio rediscute planejamento e deve usar time principal no início do Gauchão

Time de transição entraria em campo somente na decisão da Recopa, no próximo domingo
14/01/2020 - 08h30min Globo Esporte Corrigir

Assim como em 2019, o início de temporada do Grêmio em 2020 deve sofrer a mesma alteração do que havia sido planejado anteriormente. O time de transição entrará em campo na disputa da Recopa Gaúcha, no próximo domingo, e depois dará lugar ao grupo principal já na primeira rodada do campeonato estadual.

Na reta final do ano passado, o Tricolor passou a trabalhar a ideia de utilizar uma equipe recheada de jovens no começo do Gauchão. A ideia era dar mais tempo aos profissionais em período de pré-temporada, com vistas à disputa da fase de grupos da Libertadores, que se inicia em março.

Ao que tudo indica, conforme apurou o GloboEsporte.com, o técnico Renato Gaúcho pretende usar o plantel principal nos primeiros jogos da temporada. O mesmo aconteceu em 2019, quando o clube tinha planejado a utilização da equipe de transição, mas o treinador mudou de ideia e deu chance aos reservas.

NÍCIO DE ANO DO GRÊMIO

Data Jogo Local Competição
19/01 Pelotas x Grêmio Boca do Lobo Recopa Gaúcha
22/01 Grêmio x Caxias Arena Gauchão (1ª rodada)
26/01 Brasil de Pelotas x Grêmio Bento Freitas Gauchão (2ª rodada)
30/01 Grêmio x São José Arena Gauchão (3ª rodada)
02/02 Grêmio x Esportivo Arena Gauchão (4ª rodada)
09/02 Aimoré x Grêmio Cristo Rei Gauchão (5ª rodada)
15 ou 16/02 Semifinal* - Gauchão (jogo único)
22 ou 23/02 Final* - Gauchão (jogo único)
29/02 Grêmio x Juventude Arena Gauchão (1ª rodada, 2º turno)
03/03 América de Cali x Grêmio Pascual Guerrero Libertadores

* Em caso de classificação

No entanto, não há definição para este ano sobre quem entra em campo no pontapé inicial do Gauchão, se um time alternativo ou força máxima. A estreia está marcada para o dia 22, na Arena, contra o Caxias.

Em 2019, o Grêmio goleou o Novo Hamburgo por 4 a 0 com reservas no primeiro jogo do ano. Na sequência, empatou em 1 a 1 com o Aimoré. Na terceira rodada do estadual, os titulares foram chamados por Renato. Venceram o Juventude por 3 a 0 no dia 28 de janeiro.

Time da estreia no Gauchão de 2019: Paulo Victor; Leonardo, Paulo Miranda, Marcelo Oliveira e Juninho Capixaba; Rômulo, Matheus Henrique, Kaio (Marinho), Jean Pyerre e Alisson (Pepê); Thonny Anderson (André).

A tabela de 2020 aponta que o Tricolor pode ter nove jogos antes da estreia na Libertadores, em 3 de março, contra o América de Cali, na Colômbia (confira na tabela acima). Como o estadual foi dividido novamente em dois turnos, serão cinco partidas na fase classificatória do primeiro turno mais semifinal e final, caso avance até as eliminatórias.

É este contexto que faz o Grêmio mudar a programação de começo de temporada. Internamente, o clube entende que pode concentrar forças para conquistar o primeiro turno do Gauchão, garantir ao menos vaga na decisão do campeonato e jogar a segunda parte mais relaxado, sem tanta obrigação.

O segundo turno do estadual começa para os tricolores em 29 de fevereiro, a três dias do primeiro duelo pela Libertadores. Neste caso, não haverá outra opção além de Renato usar uma formação reserva, ou até mesmo o time de transição contra o Juventude.

Mas o calendário abre para o Grêmio no próximo domingo. Sem Renato, que só retorna do restante das férias no dia 20, os jovens vão à Boca do Lobo enfrentar o Pelotas em busca do bi da Recopa Gaúcha. A partida será disputada às 16h.

MAIS NOTÍCIAS

Lucas Imobiliária
JENIFER
SUPER SÃO JOSÉ
SPEED CAR
ELETRO CLIC
GRÁFICA.COM
OLIDATA
Petroman
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA JARDIM
ADRIANO CONRADO
PEGLOW
ECONÔMICA MÓVEIS E ELETRO
ART MÓVEIS
RÁDIO SÃO JOSÉ
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +